Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico, a associação sugeriu levar em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho.

A entidade promotora de construções sustentáveis Green Building Council (GBC) está desenvolvendo, em estágio avançado, a certificação Casa, com critérios de racionalização de recursos para edificações residenciais. O comitê de Qualidade Ambiental do GBC solicitou a colaboração da ProAcústica para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico. Na avaliação da associação, em princípio, a proposta levaria em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho 15575, para não desclassificar o empreendimento. Seriam dados créditos de 2 pontos para atendimento ao nível intermediário e 3 pontos para atendimento ao nível superior de desempenho acústico, de um total de 110 pontos.

O referencial GBC Brasil Casa pretende abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais. O referencial Casa foi desenvolvido pelo comitê técnico do GBC Brasil formado por profissionais de empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados. O referencial fornece as ferramentas e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais para que incorporem alto desempenho econômico, social e ambiental.

Entre os objetivos do referencial técnico do GBC – construir casas com melhor desempenho energético, consumos eficientes, maior conforto térmico e ambientes internos saudáveis – estava faltando o conforto acústico, agora contemplado com a contribuição da ProAcústica. Os propósitos das certificadoras de elevar o padrão técnico do mercado residencial, tanto de profissionais, quanto para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, incentivando a pesquisa, fazem parte das diretrizes estratégicas que norteiam as ações atuais e futuras da ProAcústica.

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

A acústica no topo

A acústica no topo

Em 1997, o arquiteto Nelson Dupré foi convidado pela Secretaria de Estado da Cultura a participar da concorrência para requalificar a estação ferroviária Júlio Prestes que seria adequada para o uso da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Três anos depois, a Sala São Paulo receberia o prêmio de honra do Instituto de Tecnologia Teatral dos Estados Unidos e o nome do consultor de acústica da obra, José Augusto Nepomuceno, ganharia repercussão internacional. Nesta entrevista, Nepomuceno, designado coordenador do grupo de trabalho Salas Especiais da ProAcústica, comenta o estado da arte de projetos acústicos no Brasil e lá fora.

Especialistas da ProAcústica participam de evento sobre o Mapa de Ruído de São Paulo

Especialistas da ProAcústica participam de evento sobre o Mapa de Ruído de São Paulo

O evento é uma realização da Divisão de Acústica do Instituto de Engenharia de São Paulo

Notícias

Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Desempenho acústico é destaque do vencedor

Tajarb é a primeira empresa a cumprir totalmente os 281 critérios e 232 regras da norma que implementa padrões de qualidade e conforto


Agenda