Intervenção urbana na Paulista e lançamento do Mapa de Ruído Urbano Piloto de SP no Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído

Essas são algumas das atividades que a ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica prepara para o dia 25 de abril

Para promover em São Paulo o Dia Internacional da Conscientização Sobre o RuídoInad SP 2018, no dia 25 de abril, e demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população, a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, organizadora da iniciativa, prepara a intervenção urbana digital, #chega de barulho, no edifício sede da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo na Avenida Paulista.

Entre as atividades programadas – que começam na véspera – para a principal avenida paulistana, a Galeria de Arte Digital da fachada do prédio, reproduzirá, nos dias 24 (das 22h às 6h) e 25 de abril (das 19h às 6h) a imagem do “Decibeto”, personagem com orelhas avantajadas, que se alegra com o silêncio e vai ficando aborrecido com o barulho, simbolizado por leds que mudam de cor e formato.

No dia oficial do evento, 25 de abril, haverá uma Estação de Medição do nível de ruído com projeção em tempo real em vídeo wall, ao longo de todo o dia na calçada da Fiesp; o Manifesto do Silêncio, das 14h25 às 14h26, com um minuto de silêncio que acontece no mesmo horário em outros países; e a intervenção com cartazes em branco e faixas em frente ao prédio.

Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP

Como forma de sensibilizar a população, entidades setoriais, organizações da sociedade civil e governamentais, veículos de comunicação, entre outros, será lançado o Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP (www.mapaderuidosp.org.br) – importante instrumento de gestão urbanística para a cidade de São Paulo.

O Projeto Piloto foi elaborado pelo Grupo de Trabalho GT Mapa de Ruído, do Comitê Acústica Ambiental que vem trabalhando na definição das diretrizes para as melhores práticas no mapeamento acústico bem como na modelagem da Área Piloto, localizada entre as Avenida Paulista, Avenida Brasil, Avenida 9 de julho e Avenida 23 de maio – para a implementação do mapeamento acústico da cidade de São Paulo.

As ações visam também incentivar a adoção de políticas públicas para enfrentar e combater as diversas formas de poluição sonora, por meio de medidas mitigatórias e compensatórias para as emissões de ruído nas esferas pública e privada.

Na cidade de São Paulo, através do poder legislativo, entidades setoriais (entre elas Secovi SP, Sinduscon SP e ProAcústica) e organizações da sociedade civil, preocupadas, não só em reconhecer o problema mas em buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora, atuaram de forma intensa e, em esforço conjunto, realizaram em 2016, 2015 e 2014, as três edições da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, por ocasião do Inad, Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído.

O resultado dessa mobilização foi a promulgação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que instituiu a obrigatoriedade de implantação do Mapa de Ruídos no Município de São Paulo e que determinou ao Poder Executivo, o prazo máximo de 90 (noventa) dias para a regulamentação da lei.

Em fevereiro de 2017, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) foi designada responsável pela regulamentação da Lei e, com o apoio da ProAcústica, constituiu um Grupo Gestor com representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Secretaria Municipal da Saúde (SS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (SMPR), São Paulo Urbanismo (SPU), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

INAD

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD), foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, com diversas atividades e entre elas, 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

Poluição Sonora

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar. A poluição sonora é fator prejudicial à saúde pública.

Data | 25/04/18 – 4ª feira
Evento | INAD SP 2018 – Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído
Local | Edifício Sede Fiesp
Endereço | Av. Paulista, nº 1.313 – São Paulo/SP
Horário | das 08h00 às 18h00
Manifesto do Silêncio | das 14h25 às 14h26
Realização | ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Objetivo | Ação de conscientização sobre a poluição sonora como problema de saúde pública e lançamento do Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP, localizado entre as Avenida Paulista, Avenida Brasil, Avenida 9 de julho e Avenida 23 de maio

Todas as atividades serão em espaço público e gratuitas

Programação

1 |  #chegadebarulho
Intervenção urbana no Edifício Sede Fiesp
Galeria de Arte Digital: 24/04/18 (das 22 às 6h) e 25/04/18 (das 19 às 6h) e Telão LED no pavimento térreo: 25/04/18 – ao longo de todo o dia

2 | Estação de medição do nível de r
uído: Projeção em tempo real em vídeo wall e ao longo de todo o dia na calçada da Fies

3 | Manifesto do Silêncio: 14h25 -14h26 – 60 segundos de silêncio

4 | Lançamento Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP
:  www.mapaderuidosp.org.br