Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
  • Harmonia
Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Laboratórios de campo que ensaiam desempenho acústico de edificações passam por avaliação

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

ProAcústica | Interlab 2017A ProAcústica, com o objetivo de promover a qualificação técnica e a garantia de resultados confiáveis das medições das empresas do setor, realizará, no início de 2017, a 3ª edição do Programa de Ensaios Interlaboratoriais.

A demanda por ensaios normalizados de campo na área de acústica das edificações vem crescendo nos últimos anos com a entrada em vigor da Norma ABNT NBR 15575. Nesse sentido, a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica),  com o objetivo de promover a qualificação técnica e a garantia de resultados confiáveis das medições das empresas do setor, realizará, no início de 2017, a 3ª edição do Programa de Ensaios Interlaboratoriais.

Na prática, a ação visa estimular a participação das empresas associadas e não associadas para que possam aferir o controle de qualidade e melhoria contínua de seus laboratórios. Os participantes terão a oportunidade de avaliar as metodologias, validar os resultados dos trabalhos e implantar ações necessárias para oferecer o melhor serviço aos clientes em geral. 

De acordo com Juan Frias, engenheiro consultor da ProAcústica, “o desempenho relacionado à área de acústica nas edificações pressupõe um grande amadurecimento dos laboratórios, uma vez que  os ensaios de campo são a única forma de verificar o atendimento aos requisitos da norma”.

A ProAcústica emite a certificação atestando a realização dos procedimentos e aprovação dos métodos das empresas. Os ensaios serão realizados em empreendimento residencial disponibilizado por uma construtora na região da Grande São Paulo, que busca garantia dos serviços dos laboratórios. Por outro lado, para os laboratórios, a participação é obrigatória, pois se trata de pré-requisito para obterem a acreditação da ABNT NBR 17025.

Frias explica que o ensaio interlaboratorial é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o desempenho comparativamente aos dados obtidos pelos demais participantes. Os resultados são tratados com sigilo absoluto, mesmo dentre os participantes. “Serão vários tipos de ensaio previstos na norma de desempenho, onde diferentes laboratórios medem as mesmas amostras que permanecem invariáveis. Desta forma, pode ser assumido que as divergências dos resultados entre os diferentes laboratórios são causadas por fatores internos do próprio laboratório, como: metodologia de ensaio do laboratório, qualificação dos técnicos e calibração da instrumentação”, explica o consultor.

Na 1ª edição, em 2012, participaram cinco laboratórios e na 2ª, em 2014, foram sete. A expectativa da entidade é de que para o próximo programa este número cresça e possa ser uma amostragem mais efetiva para a intercomparação normalizada.

O programa interlaboratorial atinge os seguintes ensaios de campo de acústica na edificação:

  • Medição isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos. Método de Engenharia.
  • Medição isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos. Método Simplificado de Campo.
  • Medição isolamento acústico a ruído aéreo de fachadas. Método de Engenharia.
  • Medição isolamento acústico a ruído aéreo de fachadas. Método Simplificado de Campo.
  • Medição isolamento acústico a ruído de impactos de pisos e lajes. Método de Engenharia.
  • Medição isolamento acústico a ruído de impactos de pisos e lajes. Método Simplificado de Campo.
  • Medição de tempo de reverberação
  • Medição de ruído de instalações prediais.

Sobre o InterLab 2017

A | Programa de Ensaios Interlaboratoriais 2017 - Laboratório de Campo para Acústica em Edificações - ACESSE AQUI

B | Formulário de Inscrição Online
- ACESSE AQUI

C | Cronograma Ensaios Interlaboratoriais 2017

+ Formulário de Inscrição: até 20/12/16
+ Aspectos Administrativos (valores, vencimentos, boletos, etc): até 30/01/17
+ Realização dos Ensaios: entre Fev/17 e Mar/17

Mais informações |  11 5041-3036 / 5572-1850 ou email interlab@proacustica.org.br

Veja também

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

O som que poluí. Os ruídos são a segunda principal causa de poluição no mundo

É um mal invisível, mas nada silencioso. A poluição sonora é um problema que afeta as grandes cidades e provoca uma série de doenças, até mesmo as cardiovasculares. As escolas são geradoras de ruídos. Por isso, um colégio de São Paulo resolveu inovar. Fez reformas para diminuir o impacto sonoro. Um alívio para professores, alunos e vizinhos.

Em busca do mapeamento de ruídos perfeito

Em busca do mapeamento de ruídos perfeito

O engenheiro acústico, professor e consultor português José Luís Bento Coelho é uma personalidade conhecida entre os acústicos brasileiros. Para ele o mapa de ruído constitui um instrumento de gestão de saúde, de gestão urbana mas, também, um instrumento de voto. Bento Coelho já deu pareceres especializados na elaboração da carta de ruídos de Fortaleza, uma das primeiras iniciativas de mapeamento sonoro realizadas pelo Poder público no Brasil.

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

O tema deste ano foi “o som no espaço urbano” e a feira de produtos teve um número recorde de empresas da construção civil, da indústria de materiais e de equipamentos de acústica.

Notícias

Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido, com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiência de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.


Desempenho acústico é destaque do vencedor

Tajarb é a primeira empresa a cumprir totalmente os 281 critérios e 232 regras da norma que implementa padrões de qualidade e conforto


Agenda