LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Manual para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais foi lançado durante a Feicon

02/05/2017 - 13:12

Para minimizar as avaliações subjetivas, esclarecer e orientar a viabilização de um projeto residencial de acordo com a classe de ruído estabelecida pela Norma de Desempenho NBR 15575, o “Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais” deverá servir de apoio aos profissionais da cadeia da construção civil

O “Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais” é um guia prático com orientações de apoio a profissionais da cadeia da construção como empreendedores, consultores, fornecedores ou consumidores com o objetivo de esclarecer a classificação acústica de habitações em função da localização e contexto sonoro do entorno e as exigências para níveis mínimos de isolamento acústico em fachadas e coberturas, descritos nas partes 4 e 5 da norma NBR 15575. Uma iniciativa da ProAcústica, a publicação foi lançada no dia 6 de abril, durante a Feicon Batimat 2017, em São Paulo.

O manual, dividido em oito capítulos, aborda desde o conceito da norma, com relação ao desempenho acústico de fachadas e coberturas, passando pela análise do contexto do empreendimento, simulação computacional, legislação e classificação, até dicas, mitos e verdades para projetistas, construtores e incorporadores.

No capítulo das boas práticas para classificação acústica, o guia mostra a importância de se fazer a análise do contexto do empreendimento, com estudos do entorno, da implantação e caracterização das fontes de ruído. O manual traz simulações computacionais, a partir de dados levantados sobre o empreendimento e o entorno. Trata, ainda, de legislações, como as do Conama 01/1990 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a norma ABNT NBR 10151 e a leis estaduais e municipais.

Desde a entrada em vigor da norma de desempenho ABNT NBR 15575, em julho de 2013, o setor da construção civil tem buscado se adaptar aos critérios objetivos de desempenho acústico para as novas edificações habitacionais. Dessa forma, o Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais representa um material imprescindível para empreendedores, consultores, fornecedores e consumidores.

Disponível para download em:
http://www.proacustica.org.br/publicacoes/manuais-tecnicos-sobre-acustica/manual-proacustica-classe-de-ruido.html

Veja também

Nível de ruídos dobra quando Minhocão está aberto para veículos

Nível de ruídos dobra quando Minhocão está aberto para veículos

OMS afirma que excesso de barulho pode provocar doenças.

A acústica ganha relevância no mercado hoteleiro com mudanças no comportamento do público

A acústica ganha relevância no mercado hoteleiro com mudanças no comportamento do público

Ligada diretamente à sensação de conforto e privacidade dos ambientes de hotéis a acústica ganha mais relevância já que a mudança no perfil do comportamento do público e suas exigências aumentam a cada dia.

Soluções em conforto acústico direciona os talks e expositores do espaço ARQ+ Smart Construction na High Design Home & Office Expo

Soluções em conforto acústico direciona os talks e expositores do espaço ARQ+ Smart Construction na High Design Home & Office Expo

A ProAcústica participa pela segunda vez do espaço ARQ+ Smart Construction, durante a feira High Design, Home & Office Expo, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, entre os 21 e 23 de agosto.

Notícias

Urbanidade e barulho em Pinheiros. Os conflitos da cidade compacta na prática

Em alguns bairros de São Paulo, é possível sair de casa e andar a pé até a padaria, a farmácia, a escola, o ponto de ônibus, a academia e encontrar amigos. Mas também é possível se irritar com a barulheira do trânsito e dos bares.


Norma técnica sobre medição de ruídos tem nova edição

Revisada e publicada recentemente, a ABNT NBR 10151:2019 estabelece procedimentos para medir a avaliar níveis de pressão sonora em áreas habitadas.


Agenda