LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica em Escolas
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

Manual para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais foi lançado durante a Feicon

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Para minimizar as avaliações subjetivas, esclarecer e orientar a viabilização de um projeto residencial de acordo com a classe de ruído estabelecida pela Norma de Desempenho NBR 15575, o “Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais” deverá servir de apoio aos profissionais da cadeia da construção civil

O “Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais” é um guia prático com orientações de apoio a profissionais da cadeia da construção como empreendedores, consultores, fornecedores ou consumidores com o objetivo de esclarecer a classificação acústica de habitações em função da localização e contexto sonoro do entorno e as exigências para níveis mínimos de isolamento acústico em fachadas e coberturas, descritos nas partes 4 e 5 da norma NBR 15575. Uma iniciativa da ProAcústica, a publicação foi lançada no dia 6 de abril, durante a Feicon Batimat 2017, em São Paulo.

O manual, dividido em oito capítulos, aborda desde o conceito da norma, com relação ao desempenho acústico de fachadas e coberturas, passando pela análise do contexto do empreendimento, simulação computacional, legislação e classificação, até dicas, mitos e verdades para projetistas, construtores e incorporadores.

No capítulo das boas práticas para classificação acústica, o guia mostra a importância de se fazer a análise do contexto do empreendimento, com estudos do entorno, da implantação e caracterização das fontes de ruído. O manual traz simulações computacionais, a partir de dados levantados sobre o empreendimento e o entorno. Trata, ainda, de legislações, como as do Conama 01/1990 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a norma ABNT NBR 10151 e a leis estaduais e municipais.

Desde a entrada em vigor da norma de desempenho ABNT NBR 15575, em julho de 2013, o setor da construção civil tem buscado se adaptar aos critérios objetivos de desempenho acústico para as novas edificações habitacionais. Dessa forma, o Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais representa um material imprescindível para empreendedores, consultores, fornecedores e consumidores.

Disponível para download em:
http://www.proacustica.org.br/publicacoes/manuais-tecnicos-sobre-acustica/manual-proacustica-classe-de-ruido.html

Veja também

Poluição sonora, um problema urbano

Poluição sonora, um problema urbano

O ruído, barulho, faz parte da vida. Não dá para viver em silêncio o tempo todo. Agora... dependendo do nível de ruído, isso passa a ser um problema!

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

Novas diretrizes europeias para o ruído ambiental são divulgadas pela OMS

A OMS e as comunidades de projetistas acústicos alertam para os distúrbios diretos e indiretos causados pelo desconforto sonoro. Além das fontes tradicionais, novos aparelhos e equipamentos geradores de ruído como as turbinas eólicas, os drones e o lixo sônico ocupam o espaço terrestre e aéreo.

INAD SP 2019 tem lançamento do Mapa de Ruído Urbano Centro SP e #voltadosilencio no Minhocão

INAD SP 2019 tem lançamento do Mapa de Ruído Urbano Centro SP e #voltadosilencio no Minhocão

Como ação de esclarecimento sobre os males da poluição sonora para a saúde pública, a ProAcústica organiza no Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído - Inad SP 2019, uma bicicletada e caminhada noturna - #voltadosilencio - no Minhocão, no dia 24 de abril, a partir das 20h.

Notícias

Princípios básicos de Acústica: Por que os arquitetos não deveriam deixar tudo para os consultores

Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas densas. Restaurantes, lojas, hotéis ou escritórios desconfortavelmente barulhentos são suficientes para manter os clientes afastados. Ao planejar uma reunião ou mesmo sair à noite com amigos, estamos conscientes de selecionar um local onde possamos nos concentrar e ouvir um ao outro. Quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir.


Audição de mais de 1 bilhão de jovens está ameaçada, alerta OMS

Entidades apresentam novos padrões para que empresas possam controlar volume de som em celulares e aparelhos


Agenda