LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • AtenuaSom
  • OWA Brasil
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica lança Manual para Qualidade Acústica de Auditórios

19/08/2019 - 17:43

Com o objetivo de ser um guia prático de orientação para empreendedores, arquitetos, construtores, órgãos públicos, fornecedores, projetistas ou consumidores o Manual para Qualidade Acústica de Auditórios da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) foi lançado durante à High Design, Home & Office Expo 2019, em São Paulo.

Com quatro capítulos, um quiz, sobre mitos e verdades, e referências normativas nacionais e internacionais, o manual apresenta as diretrizes básicas para auditórios com até 300 lugares, destinados às atividades como palestras, debates e formaturas. O conteúdo explora os novos espaços denominados “auditórios corporativos” ou “institucionais”, além das unidades construídas que são atualizadas ou renovadas. Também, foram considerados os auditórios sem caixa cênica e que podem utilizar, ou não, sistema de sonorização.

Segundo José Augusto Nepomuceno, consultor em acústica e coordenador do GT Salas Especiais da ProAcústica, responsável pela publicação técnica, o objetivo é apresentar boas práticas de projeto para novos auditórios ou em reforma. “Parte importante deste processo é integrar os consultores de acústica ao processo de projeto e obra, assim como reforçar a importância da qualificação de materiais acústicos. Surpreendentemente, uma parcela significativa dos projetos desconhecem o papel de um consultor acústico ou que materiais acústicos são qualificados, testados e não são simplesmente uma 'pintura' ou 'reboco'. Havendo esta base de informação todos os envolvidos ganham”, explica Nepomuceno.

Dividido em três temáticas principais, o Manual para Qualidade Acústica de Auditórios trabalha de forma didática e ilustrada os conceitos básicos de acústica, características acústicas de materiais de acabamento e boas práticas para projetos de auditórios. Segundo Edison Borges Lopes, arquiteto e urbanista, vice- presidente da AsBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, e autor do prefácio, “a acústica de auditórios é fundamental para a qualidade da comunicação e em promover o envolvimen¬to da plateia. Interferências sonoras indesejadas, independente de sua origem, causam distração e prejuízos ao entendimento da mensagem.

A publicação é uma iniciativa da ProAcústica por meio do Comitê Acústica nas Edificações - Grupo de Trabalho GT Salas Especiais, formado por representantes  das empresas associadas de projeto e consultoria acústica e de fabricantes de produtos acústicos. A realização dessa publicação foi viabilizada pelo patrocínio das empresas associadas Armstrong, Isover Saint Gobain, Kastrup Poltronas, OWA Sonex Brasil e Placo Saint Gobain.

O material está disponível para download gratuito, via cadastro básico - no Portal ProAcústica.

ACESSE AQUI

Veja também

“Ear Parade' alerta para a saúde auditiva

“Ear Parade' alerta para a saúde auditiva

Esculturas de orelhas gigantes foram espalhadas pela capital. Um dos endereços mais barulhentos da capital é o Minhocão.

A acústica ganha relevância no mercado hoteleiro com mudanças no comportamento do público

A acústica ganha relevância no mercado hoteleiro com mudanças no comportamento do público

Ligada diretamente à sensação de conforto e privacidade dos ambientes de hotéis a acústica ganha mais relevância já que a mudança no perfil do comportamento do público e suas exigências aumentam a cada dia.

ProAcústica abre inscrições para a 4ª edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo

ProAcústica abre inscrições para a 4ª edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo

Em paralelo, um novo programa é lançado que atribui “Selo de Qualificação” para cada ensaio resultante de medição de campo realizada com excelência

Notícias

Poluição sonora e do ar, os males paulistanos são...

Sem começar pelos detalhes, a vida perde o valor


Aplicativo mapeia lugares silenciosos nas cidades

Cidade grande costuma ser sinônimo de barulho, especialmente pelo trânsito. Quem mora perto de grandes avenidas costuma conviver com ruídos altos até de madrugada. Às 4h da manhã, o ruído dentro de casa já sobe a 60 decíbeis, conforme os ônibus voltam a rodar.


Agenda