Patrocinadores

Vídeo Insitucional ProAcústica
Assista ao documentário do INAD SP 2017
Torne-se uma empresa associada!
Documentário Amorim Lima

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica lança Manual sobre Classe de Ruído das Edificações Habitacionais na Feicon 2017

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Esclarecer e orientar os principais pontos sobre como viabilizar um projeto residencial de acordo com a classe de ruído estabelecida pela Norma de Desempenho NBR 15575 (julho/2013) é a proposta do Manual ProAcústica para Classe de Ruído de Edificações Habitacionais. Uma iniciativa da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), a publicação será lançada no dia 6 de abril, durante a Feicon Batimat 2017, em São Paulo.

Trata-se de um guia prático orientativo de apoio a profissionais da cadeia da construção (empreendedores, consultores, fornecedores ou consumidores) com o objetivo de esclarecer a classificação acústica de habitações em função da localização e contexto sonoro do entorno e as exigências para níveis mínimos de isolamento acústico em fachadas e coberturas, descritos nas partes 4 e 5 da norma NBR 15575.

O manual é dividido em 8 capítulos que abordam desde o conceito da norma, com relação ao desempenho acústico de fachadas e coberturas, passando pela análise do contexto do empreendimento, simulação computacional, legislação e classificação, até dicas, mitos e verdades para projetistas, construtores e incorporadores, entre outros aspectos.

No capítulo Boas Práticas para Classificação Acústica, o guia mostra a importância de se fazer a análise do contexto do empreendimento, com estudos do entorno, da implantação e caracterização das fontes de ruído; e das simulações computacionais, a partir dos dados levantados sobre o empreendimento e seu entorno; além da atenção para as legislações existentes, como as resoluções do Conama 01/1990 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a norma ABNT NBR 10151 e a leis estaduais e municipais.

Desde a entrada em vigor da Norma de Desempenho NBR 15575, em julho de 2013, o setor da construção civil tem buscado se adaptar aos critérios objetivos de desempenho acústico para as novas edificações habitacionais. Dessa forma, o Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais surge como um material imprescindível para empreendedores, consultores, fornecedores e consumidores.
 
Após a data de lançamento o manual estará disponível para download no Portal ProAcústica |  Acesse aqui

Veja também

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

O Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido num alerta ao problema grave do barulho em São Paulo

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído o Monumento às Bandeiras ganhou fones de ouvido para o problema grave do barulho aqui na capital

Em busca do mapeamento de ruídos perfeito

Em busca do mapeamento de ruídos perfeito

O engenheiro acústico, professor e consultor português José Luís Bento Coelho é uma personalidade conhecida entre os acústicos brasileiros. Para ele o mapa de ruído constitui um instrumento de gestão de saúde, de gestão urbana mas, também, um instrumento de voto. Bento Coelho já deu pareceres especializados na elaboração da carta de ruídos de Fortaleza, uma das primeiras iniciativas de mapeamento sonoro realizadas pelo Poder público no Brasil.

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

XXVII Encontro da Sobrac aproxima profissionais da acústica com as empresas do setor

O tema deste ano foi “o som no espaço urbano” e a feira de produtos teve um número recorde de empresas da construção civil, da indústria de materiais e de equipamentos de acústica.

Notícias

Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Doria

O prefeito João Dória (PSDB) mandou um recado enfático no começo de fevereiro, ao participar de uma blitz da lei do barulho, que lacrou um bar no Tatuapé (zona leste de São Paulo): "Isto a partir de agora serve de alerta para os donos de estabelecimentos. A lei do Psiu agora volta, e volta para valer".


A paz em meio ao barulho na vizinhança

Isolamento acústico nas paredes, janelas e chão são algumas das soluções para conviver com o caos contínuo


Agenda