LinkedIn Facebook Instagram Twitter Youtube

Patrocinadores

  • OWA Brasil
  • AtenuaSom
Torne-se uma empresa associada!
Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios
Documentário Amorim Lima
Vídeo Insitucional ProAcústica

Afiliações

  • ProAcústica - Afiliado ABNT
  • ProAcústica - Afiliado FIA - Federação Iberoamericana de Acústica
  • IIAV - International Institute of Acoustics and Vibration
  • I-INCE International Institute of Noise Control Engineering

ProAcústica na High Design lança Manual de Auditórios e traz especialistas para falar sobre Conforto

30/07/2019 - 15:24

Indústria expõe no espaço ARQ+ Smart Construction, na Ilha ProAcústica, soluções em design para o conforto acústico dos ambientes

As mais recentes tecnologias e soluções acústicas serão apresentadas na Ilha ProAcústica, durante a High Design, Home & Office Expo, no espaço ARQ+ Smart Construction. O local reunirá soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, entre os dias 21 e 23 de agosto.

A Ilha ProAcústica contemplará empresas associadas como expositoras, que vão apresentar as últimas novidades em design, tecnologia e inovação para os mercados residencial e corporativo. São elas: Atenua Som, Isover/Placo, OWA Sonex e Trisoft.

O tema Conforto será destaque nos talks com especialistas acústicos, sob a curadoria e mediação do editor da revista  Projeto, Fernando Mungioli. Os talks sobre Conforto acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de agosto, as 13h30 no espaço ARQ+ Smart Construction, localizado entre as Ruas F/G do pavilhão..

Na quinta-feira, dia 22, as 17h30, será lançado no mesmo local, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios, um guia prático e orientativo com boas práticas para os projetos de acústica de auditórios, seguido de debate com o coordenador e colaboradores. Esta publicação é uma iniciativa da ProAcústica por meio do Comitê Acústica nas Edificações - Grupo de Trabalho GT Salas Especiais, formado por representantes  das empresas associadas de projeto e consultoria acústica e de fabricantes de produtos acústicos.


ACESSE AQUI a programação completa dos talks ARQ+

Programação talks tema - CONFORTO - as 13H30    


21/08/19 - 4ª feira: Boas práticas acústicas para hotéis e restaurantes
Participante: Arq. Fernando Alcoragi

22/08/19 - 5ª feira: Boas práticas acústicas para ambientes corporativos
Participante: Arq. Lineu Passeri Júnior

23/08/19 - 6ª feira: Conforto que se vê: as possibilidades criativas nos projetos de acústica residencial, corporativo e grandes obras
Participantes:
Enga acústica Raquel Rocha (residencial)
Engo acústica Juan Frias (corporativo)
Arq. Marcos Holtz (grandes obras)

Especial de  lançamento

22/08/19 - 5ª feira das 17H30 - Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios
Participantes:
Arq. José Augusto Nepomuceno: coordenador GT Salas Especiais responsável pelo manual
Arq. Edison Borges Lopes: VP AsBEA e prefaciante do manual
Arq. Marcos Holtz: VP Atividades Técnicas e mediador do talk

Breve apresentação dos participantes convidados


Fernando Alcoragi, Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP com pós-graduação em Ambientação Acústica de Edificações nos Conglomerados Urbanos pela USP. É sócio diretor da empresa Akkerman Alcoragi Acústica Ideal, atua na área a mais de 20 anos e é responsável por mais de 2.500 projetos acústicos nas mais diversificadas tipologias. É vice-presidente do Conselho Administrativo da ProAcústica gestão 2018-2019.

Lineu Passeri Júnior, arquiteto, mestre e doutor em acústica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP, músico formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Professor de acústica da UNIBAN e do Centro Universitário Belas Artes. Sócio proprietário da Passeri Acústica, escritório técnico de projeto e consultoria associado à ProAcústica, com inúmeros projetos realizados nos últimos 20 anos.

José Augusto Nepomuceno, arquiteto especialista em acústica de salas, consultor principal associado da Akustiks (EUA) e Acústica & Sônica (Brasil). Coordenador do Comitê Acústica de Salas e Grupo de Trabalho de Salas Especiais da ProAcústica. Consultor acústico de salas, teatros, auditórios nas principais capitais do Brasil e no exterior.

Edison Borges Lopes, arquiteto e urbanista formado pela FAUUSP em 1987, participou de projetos nas áreas industriais e comerciais. É sócio-fundador da ArGis Arquitetura e Gestão Integrada, com projetos desenvolvidos para lojas e shoppings. Associado à AsBEA Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura desde 2006, participou de grupos de trabalho, foi presidente na gestão 2017-2019 e atualmente é vice-presidente da entidade (2019-2021). Autor do prefácio do Prefaciou o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios, da ProAcústica.

Marcos Holtz, arquiteto e urbanista, mestre em Acústica pela FAU USP. Sócio Diretor da Harmonia Acústica especializada em projetos acústicos onde participou como autor de cerca de 800 projetos. Representante do Brasil na ISO, coordena o GT 1 do ABNT CEE 196 e espelho do ISO TC 43 SC 2. Relator do GT para revisão da NBR 15575 dos requisitos de acústica. Vice-presidente de atividades técnicas e coordenador do GT Acústica Básica da Associação ProAcústica.  

Raquel Rocha, engenheira acústica formada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre pelo programa Construinova da Universidade de São Paulo (Poli - USP) cujo tema de pesquisa foi “Análise e caracterização de soluções acústicas para mitigar os ruídos oriundos de instalações hidrossanitárias prediais”. É coordenadora de projetos na área de edificações acústicas na empresa Giner, empresa associada ProAcústica.

Juan Frias, engenheiro acústico pela Universidade Politécnica de Madri (Espanha), coordenador do Comitê Acústica Ambiental e do Grupo de Estudos Mapa de Ruído da ProAcústica e sócio diretor da Bracústica, empresa associada.

Relação de empresas expositoras na Ilha ProAcústica


Atenua Som

Cabine acústica: Aos visitantes da exposição, a Atenua Som oferece a experiência do conforto proporcionado pelas esquadrias antirruído, ao abrir e fechar a janela da cabine acústica. A música que sai da cabine parece ser desligada ao fechar a janela!
O que possibilita a “mágica” acontecer é o conjunto entre os vidros duplos, os perfis especiais e a excelente vedação, que bloqueia a entrada de ruídos e também de impurezas, além de diminuir a troca de calor entre os ambientes.
 
PVC: As esquadrias em PVC da Atenua Som oferecem um excelente desempenho termoacústico, resistência e durabilidade, garantindo um ambiente confortável com baixa interferência de ruídos externos, e proporcionam uma economia de até 40% nos gastos com energia elétrica de aquecedores e ar condicionado. Na feira, os visitantes poderão conferir os diferentes acabamentos que o PVC permite, além do branco, nas cores cinza, preto e no sofisticado acabamento amadeirado. O PVC utilizado pela Atenua Som não amarela com o tempo e é resistente a agentes agressivos como maresia, corrosão, cal e cimento. As janelas de PVC apresentam menor impacto ambiental em relação a outros materiais como aço e alumínio, levando em consideração o consumo de recursos naturais e energia para sua produção, emissões de poluentes, potencial de toxidade, uso da terra, doenças ocupacionais e acidentes.

Isover/Placo Grupo Saint-Gobain

Ecophon: linhas de produtos Nuvens Solo e Gedina, indicadas para ambientes comerciais em geral. Solo é um produto versátil oferecido em várias formas e tamanhos, permitindo assim a liberdade de design. Toda a linha está inserida na categoria A de absorção acústica e possuem 40mm de profundidade. Enquanto isso, Gedina é ideal para aplicações onde um forro suspenso standard removível com performance técnica é necessário. As placas são fabricadas em lã de vidro de alta densidade. A superfície aparente é revestida com Akutex™ T e o verso da placa recebe aplicação de véu de vidro. Os perfis são fabricados em aço galvanizado.

Isover: apresentará o painel acústico Decorsound e sua linha de lã de vidro Wallfelt 4+. A linha Decorsound é composta por painéis modulares disponíveis em 16 cores. Sua composição de lã de vidro revestida com tecido na face aparente contribui para a melhoria da performance acústica de ambientes, minimizando a propagação de ruídos. São ideais para quem procura flexibilidade de projeto e personalização de ambientes. Seus módulos são fixados nas paredes e se integram perfeitamente à decoração do ambiente. Agora quem precisa reforçar o conforto termoacústico pode apostar em Wallfet 4+, placas de lã de vidro que foram desenvolvidas para proporcionar isolamento de paredes em sistemas de construção a seco: drywall e light steel frame.

Placo: apresentará a placa acústica Phonique e sua completa linha de forros acústicos. Phonique aumenta o isolamento nos sistemas construtivos de paredes em drywall, assegurando elevado desempenho acústico à edificação e proporcionando um aumento no isolamento acústico de até +3dB. Ela se adapta a qualquer ambiente, seja ele comercial ou residencial. Para forros, vale a pena conhecer as linhas Gyptone e Rigitone. Gyptone é uma placa de gesso com perfurações quadradas e aba lisa, que possibilitam desempenho acústico e alto padrão estético.

OWA Sonex

Sonex Fiberwood - Acoustic Nature: O lançamento da OWA Sonex, Fiberwood, une conforto acústico a um design criativo, harmônico e sustentável. Produzido de matérias primas naturais e recicláveis - fibra de madeira mineralizada - o Fiberwood oferece ótima performance acústica, segurança ao fogo, ação bacteriostática e fungistática, resistência à umidade e elevada durabilidade. O Fiberwood está disponível em diversas cores e modulações para aplicação em teto e paredes, podendo ser utilizado em diversos ambientes e estilos arquitetônicos.

Sonex illtec 3D - We Design Silence: O Sonex 3D traz movimento e acústica sob uma nova perspectiva, onde o design se expressa através de cores, formas, ângulos e silhuetas, criando uma nova essência para projetos elegante e inovadores, sem abrir mão da qualidade acústica e dos critérios mais exigentes de segurança ao fogo - Classe IIA pela IT-10. Além de seu design, o Sonex 3D apresenta instalação simples e rápida, permitindo a aplicação em ambientes já em funcionamento, como restaurantes, escritórios, escolas, centros de convenções, salões de festas, auditórios, entre outros.

Nexacustic - Wood Design: A linha Nexacustic é composta por forros e revestimentos com desempenho acústico incomparável e design sofisticado. Produzido em MDF Ignífugo e diversos modelos de frisos e perfurações, a linha Nexacustic oferece solução perfeita para teatros, auditórios, hotéis, restaurantes, salas de reuniões, entre outros. Com sistema exclusivo de instalação, a linha Nexacustic pode ser aplicada em teto ou paredes, formando superfícies planas ou curvas, além de proporcionar segurança ao fogo (Classe IIA pela IT-10) e contribuir para Créditos LEED.

Trisoft

Baffles Trisoft: aliam estética, inovação e versatilidade em projetos de design de interiores. Integram-se perfeitamente à arquitetura dos ambientes, com muitas opções para quem procura flexibilidade e personalização. Produzidos em lã de PET, os Baffles Trisoft são indicados para ambientes que necessitam de tratamento acústico como: sala de aula, salas comerciais, saguões de hotéis, aeroportos, shoppings, praças de alimentação etc. Proporcionam um moderno e diferenciado visual aos ambientes aliando funcionalidade e versatilidade aos projetos de design de interiores.

Nuvens Trisoft: painéis acústicos horizontais que aliam alto desempenho e design, contribuindo na estética dos espaços aéreos dos projetos de arquitetura. Indicadas para absorção dos ruídos estão disponíveis em diversos formatos e cores, sendo possível a customização de formas, estampas e texturas através da impressão em alta definição nos tecidos. Podem ser instaladas em qualquer superfície de teto ou laje. As Nuvens Trisoft são modernas, despojadas e eficientes. Proporcionam absorção de ruídos de reverberação, tratando a emissão das ondas de sons de ambientes internos.

Revest Trisoft: solução acústica arquitetônica, autoextinguível, atóxica e sustentável. Disponível nas versões Frame (revestida com tecido especial decorativo) e Decor (revestido com tecido que permite impressão em alta definição personalizável). Alia design, tecnologia e desempenho acústico, pois reduz a reverberação melhorando a inteligibilidade do som, tornando o ambiente mais agradável.
 
Cobogó: solução acústica arquitetônica da Trisoft e única divisória acústica que permite a passagem de luz e ventilação, ao mesmo tempo que proporciona agradável design visual e privacidade ao ambiente. Ideal para qualquer ambiente (tanto corporativo quanto residencial), sustentável e 100% reciclável.

SOBRE

A ProAcústica - Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas e profissionais da área, para divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente. Criada em março de 2011 para estimular iniciativas de combate à poluição sonora nas grandes cidades brasileiras e nas edificações, a ProAcústica pretende colaborar com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas, de normas para materiais e aplicações acústicas com padrões mínimos de qualidade.

A High Design Home & Office Expo assume a posição de plataforma multimídia de negócios e conteúdo que tem como característica a entrega de experiências presenciais únicas, inéditas e exclusivas aos visitantes. Está previsto o comparecimento de mais de 20 mil visitantes no pavilhão que será palco de projetos, networking e conteúdo, exclusiva para arquitetos, designers de interiores, construtores, lojistas de alto padrão, compradores internacionais e investidores.

Evento: High Design Home & Office Expo
Realização: Informa Exhibitions
Datas: de 21 a 23/08/19
Horário: das 10h00 às 20h00
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo/SP - CEP: 04329-100
Fone: 55 11 5067-1717

Mais informações: Acesse aqui
Credenciamento: Acesse aqui

Veja também

28

A ProAcústica abre as inscrições para a 4ª edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo

A ProAcústica abre as inscrições para a 4ª edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo

A demanda por ensaios normalizados de campo na área de acústica das edificações vem crescendo desde a entrada em vigor da norma ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais - Desempenho, principalmente porque as medições de campo são a única forma de verificar o atendimento de seus requisitos. Com o objetivo de promover o aprimoramento técnico e a garantia de resultados seguros das medições das empresas do setor, a ProAcústica lança a 4ª edição do Programa InterLab e a 1ª Edição do Programa QualiLab.

1º Hush City Soundwalk: São Paulo terá caminhada para ouvir a cidade

1º Hush City Soundwalk: São Paulo terá caminhada para ouvir a cidade

Por uma causa nobre, no próximo dia 28 de setembro está programada uma caminhada inusitada na cidade de São Paulo. O objetivo é ouvir a cidade, mapear as áreas mais silenciosas e identificar os lugares tranquilos para contemplar, ler, relaxar e conversar. Entitulada como 1º Hush City Soundwalk, a ação fará uso do aplicativo Hush City - uma ferramenta gratuita e colaborativa onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos.

Engajamento associativo na reunião dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho

Engajamento associativo na reunião dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho

Com a participação maciça de representantes, a reunião sobre os Comitês Técnicos e os Grupos de Trabalho da ProAcústica, realizada em agosto, mostrou mais uma vez a importância da mobilização, organização e união associativa entre atores do mercado de acústica brasileiro. O encontro apresentou o andamento dos trabalhos realizados durante o biênio 2018/2019 e uma das novidades anunciadas foi a criação do Comitê Acústica de Salas.

Notícias

Selo ruído: regulamentação alerta consumidor para perigos da poluição sonora

Inmetro aponta para o consumidor para problemas de saúde mental e física. Veja lista com os eletrodomésticos mais barulhentos


Barulho de conversas no escritório gera sobrecarga mental, alerta especialista francês

Estudo mostra que trabalhar em ambiente com alto índice de conversas paralelas pode causar fadiga, estresse e afretar sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.


Agenda