Manual de Escopo de Acústica esclarece sobre os serviços e as etapas do projeto

O Manual de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços de Acústica é um instrumento útil para especificadores, contratantes e projetistas e faz parte de uma coleção lançada Secovi-SP, responsável pela coordenação geral, produção e atualização do conteúdo, com apoio técnico do Sindinstalação, Sinduscon-SP e das principais entidades de classe do setor da construção civil. A ProAcústica participou da versão que trata da acústica em edificações, mostrando de forma clara e cuidadosa do escopo dos serviços envolvidos na elaboração do projeto de acústica, fundamental para evitar problemas futuros, incômodos e gastos desnecessários.

Dessa maneira, recomenda tratar a acústica como parte do projeto de arquitetura, compatibilizando com demais especialidades, visando o conforto acústico dos usuários. A estrutura geral do Manual foi desenvolvida com base na NBR 13.531 adequando a sistemática de desenvolvimento dos projetos para a indústria imobiliária e atendendo às exigências da Norma de Desempenho NBR 15.575. Nesse manual, os serviços são classificados em essenciais, específicos e opcionais.

O Manual de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços de Acústica trata desde etapas como a concepção definição do produto imobiliário, até a identificação e solução de interfaces, detalhamento do projeto, e pós-entrega de projeto e da obra. Tem como objetivo facilitar a compreensão de todos os envolvidos na identificação do nível de desempenho requerido para as obras, além do momento certo de exigir e fornecer dados e informações para que os projetos respondam corretamente aos objetivos e desejos dos empreendedores e futuros usuários. O alvo deste manual é abordar de forma clara todas as etapas envolvidas na elaboração do projeto, e informações compartilhadas com o incorporador, construtor e arquiteto.

Para mais informações acesse aqui