ProAcústica realiza eleições para biênio 2016/2017

Eleito novo presidente executivo da ProAcústica, o empresário Edison Claro de Moraes pretende enfrentar grandes desafios, entre eles, ajudar os associados a aumentarem o sua fatia de  mercado, transformando as ações da ProAcústica em benefícios para todos.

Edison Claro de Moraes, novo presidente da ProAcústica para o biênio 2016-2017

No último dia 17 de setembro, durante Assembleia Geral Ordinária, a ProAcústica realizou as eleições para escolher os novos membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva que atuarão no próximo biênio 2016-2017. Edison Claro de Moraes, diretor da Atenuasom, foi o escolhido para a presidência executiva. Os novos diretores e conselheiros eleitos e suas funções são apresentados no final dessa reportagem. O novo presidente da ProAcústica é formado em Economia, com especialização em Administração de Materiais pela Fundação Getúlio Vagas, pós-graduado em Marketing pela ESPM-SP, com 30 anos de experiência em soluções acústicas para caixilhos.

Para Edison Claro de Moraes, entre os pontos principais de sua gestão como presidente da Diretoria Executiva para o biênio 2016-2017, é prosseguir com a captação de novos sócios para um fortalecimento ainda maior da entidade. “Escolhi pessoalmente alguns membros da próxima diretoria e tenho certeza que teremos uma equipe vencedora. Temos muito a fazer pela frente, pois precisamos aumentar ainda mais a visibilidade da ProAcústica”, explica Moraes.

E enfatiza que há que enfrentar grandes desafios, entre eles, o ponto importante é ajudar os associados a aumentarem o seu mercado, transformando as ações da ProAcústica em benefícios para todos. As metas para prosseguir com a captação de novos sócios visando o fortalecimento da entidade, segundo Moraes, são o maior desafio. “Pretendo chegar a 100 associados, incrementar os cursos e trabalhar fortemente em eventos que tragam informação, negócios e ampliem a divulgação da entidade. A ProAcústica faz muito, porém precisamos comunicar cada vez mais o que fazemos”, acrescenta.

Moraes avalia as conquistas da atual gestão e destaca as novas abordagens para o próximo biênio. “O Davi (Akkerman, presidente por duas gestões) foi um verdadeiro herói. Não sabíamos nada a respeito do que era uma associação, suas responsabilidades e deveres. Acho que o fato de termos criado tudo o que criamos do nada e termos crescido e realizado tanto, já diz tudo”, destaca.

Novas ações

Segundo o novo presidente, a ProAcústica pretende criar um banco de dados de sistemas construtivos e ensaios de campo, em conjunto com outras entidades do setor. “Essa é outra grande meta. A pesquisa de mapeamento do mercado de acústica, realizada e divulgada pela ProAcústica (leia matéria nesta edição da Newsletter), é um grande começo e envolveu todos os associados, mostrando que a entidade tem uma imagem excepcional perante o mercado em geral, com 84% de aprovação”, diz.

No próximo biênio, estará em pauta também a criação de uma Certificação de Qualidade para empresas associadas da ProAcústica e de um “Selo Acústico” para classificar edificações com bom desempenho acústico. Essa tarefa, que já vinha sendo avaliada, será posta em discussão para tomar forma, de acordo com Moraes.

Outro desafio, será aprofundar as articulações politicas, visando implementação das Cartas Acústicas nas grandes cidades brasileiras. “Este foi um dos aspectos em que a ProAcústica mais investiu na última gestão, e obteve reconhecimento público, participando de dois grandes eventos na Câmara Municipal de São Paulo, com a “Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, iniciativa inédita em conjunto com o Gabinete do vereador Andrea Matarazzo. Continuaremos com esse grande esforço, que é de fundamental importância”, avalia.

Já do ponto de vista do aperfeiçoamento técnico de profissionais da área, a intenção é manter a realização dos ensaios interlaboratoriais e também viabilizar a implementação do “Ruidômetro”, aplicativo para os usuários qualificarem a acústica de restaurantes.

A forte atuação da ProAcústica em promover cursos rápidos e a cursos de aperfeiçoamento de profissionais da área deverá ser mantida. “Este é um dos campos em que temos muito a oferecer. Acredito ser esse nosso ponto mais forte, pois os profissionais envolvidos com a ProAcústica podem  proporcionar experiências tanto acadêmicas como práticas, constituindo uma fonte de aprendizado importante para os alunos. A ProAcústica tem condições de promover cursos de altíssimo nível”, enfatiza.

Moraes destaca ainda que irá intensificar as ações de parceria, apoio e troca de informações com importantes players do setor da construção civil, tais como a Asbea, Secovi, CAU e o Instituto de Engenharia, além de participação em diversos eventos, como e Feicon, Revestir, Seminários no Secovi-SP, no Ibape,  Sobrac, entre outros. Vamos aprofundar os laços com todos e mostrar nosso plano de ação. Sozinhos, nada faremos, precisamos de todos”, esclarece.

Novo Conselho de Administração e Diretoria Executiva | Biênio 2016-2017

Diretoria Executiva

Presidente Executivo | Edison Claro de Moraes
Vice-Presidente Administrativo Financeiro | Alberto Safra
Vice-Presidente de Atividades Técnicas | Davi Akkerman
Vice-Presidente de Comunicação e Marketing | Luciano Nakad Marcolino
Vice-Presidente de Relações com o Mercado | Fernando Neves Caffaro
Vice-Presidente de Recursos Associativos | Günter Leitner

Conselho Administrativo

Presidente | Gilberto Fuchs de Jesus
Vice-Presidente | Nicolas Jean Edouard Isnard
Conselheiro 1 (efetivo) | Cândida de Almeida Maciel
Conselheiro 2 (efetivo) | Olavo Fonseca Filho
Conselheiro 3 (efetivo) | Rafael Schmitt
Conselheiro 4 (suplente) | Rafael Siais Furtado
Conselheiro 5 (suplente) | Edvaldo Ribeiro
Conselheiro 6 (suplente) | Marcelo de Godoy