2020-2021 Ano Internacional do Som: Viva essa onda!

Evento | 2020 – 2021 Ano Internacional do Som
Data | 31/01/2020 – Cerimônia de abertura
Local | açõe mundiais
Para mais informações | Clique aqui

IMPORTANTE!  Comunicado de 15/03/2020 sobre o Ano Internacional do Som e a Pandemia do Coronavírus

O Ano Internacional do Som é uma iniciativa global para destacar a importância de ciências e tecnologias sólidas e afins para todos na sociedade. O Ano Internacional do Som consistirá em atividades coordenadas em nível regional, nacional e internacional. Essas atividades terão como objetivo estimular a compreensão em todo o mundo do importante papel que o som desempenha em todos os aspectos da nossa sociedade. Além disso, essas atividades também estimularão a compreensão da necessidade do controle do ruído na natureza, no ambiente construído e no local de trabalho.

O som desempenha um papel importante em todas as atividades humanas e as aplicações da acústica são encontradas em quase todos os aspectos da sociedade moderna. As subdisciplinas incluem aeroacústica, áudio, processamento de sinais, acústica arquitetônica, bioacústica, eletro-acústica, ruído ambiental, acústica musical, controle de ruído, audição e psicoacústica, acústica física, fala, ultra-som, som subaquático e vibração. O som é uma parte essencial da comunicação entre os seres humanos – na forma de fala, como um som de aviso, e também na música e sons criativos. No entanto, há uma preocupação com o excesso de som, que se transforma em ruído e precisa ser controlado para garantir ambientes de vida e trabalho aceitáveis e seguros.

A ProAcústica é apoiadora institucional do Ano Internacional do Som
Por: Zoca Moraes/Ateliê de Textos

Ainda bem que não estamos no espaço, onde o vácuo impede a propagação das ondas sonoras. Mas sim na boa e velha Terra, onde os sons de matizes e origens distintas regem todos os aspectos da vida em nosso planeta. Vivemos em um mundo movido pelos sons, reconhecido e identificado pela existência deles, ruídos, barulhos, murmúrios, gritos e sussurros que identificam uma sociedade tão humana quanto vibrante. Em maior ou menor escala, dos estrondos produzidos pelas erupções vulcânicas, aos rumores do indo e vindo infinito das marés, dos cumprimentos escandalosos dos italianos, ao cochicho respeitoso dos japoneses, a comunidade global se distingue por uma ensurdecedora sonoridade. Sempre foi assim e em 2020, 2021 não será diferente, quando celebramos o Ano Internacional do Som (IYS 2020/2021 – www.sound2020.org).

E para divulgar e promover essa iniciativa, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – ProAcústica, se consolida como apoiadora institucional, incluindo no calendário internacional uma série de eventos que fomenta e que fará parte sob o tema do IYS 2020/2021.

Organizado pela ICA International Commission for Acoustic, esse empreendimento de caráter mundial, surgiu a partir de uma resolução da Unesco que reconhece a influência do som no equilíbrio dos seres humanos bem como os impactos econômico, ambiental, social, médico, industrial e cultural no mundo atual.

A ProAcústica aclama a chegada do ano comemorativo e convida todos a vivenciar a experiência do som a sua volta: VIVA ESSA ONDA!