Dia Nacional da Acústica marca a importância de uma causa nacional e profissional: 24/11

Pela primeira vez se comemora, em 24 de novembro, o Dia Nacional da Acústica. Uma data tão importante passa a fazer parte do calendário oficial nacional comemorativo. A criação do Dia Nacional da Acústica ocorreu durante cerimônia de instalação do Comitê Brasileiro de Acústica (CB-196), uma parceria da ABNT com a ProAcústica e a Sobrac, realizado no dia 24 de novembro de 2022.

O novo comitê nasceu com a proposta de elaborar normas técnicas compreendendo a medição de fenômenos acústicos, a sua geração, transmissão e recepção, projetos e todos os aspectos dos seus efeitos sobre o homem e o meio ambiente. É um marco para o setor e representa um avanço para a acústica no Brasil. O comitê ABNT CB-196 tem por objetivo, dar maior agilidade ao processo de normalização nacional em acústica e na representação brasileira nos organismos internacionais, entre outras deliberações.

Edificar uma data como essa na memória nacional é importante para reforçar o quanto é essencial garantir a qualidade de vida e bem-estar das pessoas no seu habitat, principalmente por ser, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora o segundo maior agente poluidor ambiental no mundo, um grande problema da saúde pública ao influenciar os níveis de stress, cansaço mental entre outros malefícios a população.