O INAD de São Paulo terá intervenção urbana no Monumento às Bandeiras em Manifesto do Silêncio

Evento | INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído em São Paulo, Brasil
Data | 26/04/17 – 4ª feira
Tema INAD Brasil 2017 | Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição
Ação |Manifesto do Silêncio” – intervenção urbana no Monumento às Bandeiras, Ibirapuera / São Paulo
Local | UMAPAZ SVMA (Auditório I Araucária) & Monumento às Bandeiras
Endereço | Avenida Quarto Centenário, nº 1268 – Portão 7A – Parque Ibirapuera – São Paulo/SP
Horário | das 14h00 às 20h30

Programação completa | Acesse aqui
Inscrições | Acesse aqui

Em 26/04/17, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) através do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e a ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica unem esforços em mais uma ação pela conscientização sobre os problemas da poluição sonora nos grandes centros urbanos.

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD), foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, que consiste em 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

A cidade de São Paulo, através de organizações da sociedade civil preocupadas não somente em reconhecer o problema mas em buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora, já aderiu ao INAD, que vem crescendo com boa repercussão ao longo dos anos. Vereadores e entidades setoriais atuaram de forma intensa e, em esforço conjunto, realizaram em 2016, 2015 e 2014, as três edições da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, por ocasião do INAD. O resultado culminou na Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que obriga a Prefeitura de São Paulo a desenvolver e implantar uma importante ferramenta de diagnóstico para a melhor gestão dos impactos da poluição sonora.

Para o ano 2017, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) através do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e a ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica unem esforços em mais uma ação pela conscientização sobre os problemas da poluição sonora nos grandes centros urbanos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o ruído é a segunda causa de poluição ambiental, ficando atrás somente da poluição do ar. A exposição aos ruídos de diversas naturezas, em excesso e de forma contínua ao longo da vida, podem ocasionar danos não somente a saúde auditiva dos indivíduos mas, também, estar relacionada ao desenvolvimento de uma série de doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, pressão alta, estresse, irritabilidade, ansiedade, agressividade; afetando a capacidade de concentração, aprendizado, produtividade, descanso e interferindo, consequentemente, na qualidade de vida como um todo.

“Manifesto do Silêncio” – Sensibilizar – Conscientizar – Educar

A poluição sonora é parte da vida diária que atinge toda a população principalmente nas grandes metrópoles. Sensibilizar, conscientizar e educar sobre este grave problema de saúde pública é o ponto de partida para o combate e a implementação de medidas mitigatórias e compensatórias nas esferas pública e privada.
                
A ação do manifesto consiste numa intervenção urbana no Monumento às Bandeiras , um dos monumentos mais expressivos e reconhecidos da cidade de São Paulo, localizado na região do Ibirapuera, onde convivem indivíduos em busca de refúgio, a prática do esporte e convivência no parque versus um tráfego intenso que gera ruído excessivo além de muitas manifestações.

As cabeças dos personagens humanos e cavalos da escultura receberão adereços de “Fones de Ouvido” na cor amarela, numa figura de linguagem e expressão cujo gesto representa um sinal de alerta e basta ao ruído excessivo em prol do silêncio!

Após programação na UMAPAZ, alunos das escolas de fonoaudiologia da UNIFESP, PUC-SP, USP e UMAPAZ (150 alunos) seguirão em passeata pelas Avenidas IV Centenário e República do Líbano até a Praça Armando de Sales Oliveira, no Monumento às Bandeiras. Os alunos vestirão camisetas alusivas ao INAD Brasil e carregarão faixas com mensagens do tema de 2017: ”Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição

Num abraço simbólico ao monumento objetiva-se deixar a mensagem a população e a cidade de São Paulo de conscientização sobre este grave problema de saúde pública e, pela união de esforços no combate a poluição sonora.