Vidrosom Seminário Soluções Acústica em Vidro

Evento | Vidrosom 7º Seminário Soluções Acúsitca em Vidro
Realização | AtenuaSom
Data | 22/10/15
Horário | das 16h00 às 21h00
Local | Fiesta Convention Center – Salvador/BA
Endereço | Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 – Itaigara, Salvador – BA
Mais informações | Acesse aqui

ProAcústica apoia a realização do Vidrosom 2015 – O silêncio no lugar certo, em 22/10/15 na cidade de Salvador, Bahia.


Seminário na Bahia debate Inovações e Soluções Acústicas

A 7ª edição do VidroSom está marcada para o próximo dia 22 de outubro, às 16 horas, no Fiesta Convention Center, em Salvador, na Bahia. O seminário – que integra o SAIE VETRO 2015, extensão regional da FESQUA – é destinado para a troca de informações e capacitação técnica de arquitetos, estudantes de arquitetura, consultores e profissionais de esquadrias e acústica. Para isso, vai reunir alguns dos maiores especialistas de acústicas do País, apresentar as últimas inovações tecnológicas do setor e debater estudos de casos com a plateia.

Na abertura, o engenheiro Carlos Henrique Mattar, gerente marketing da Cebrace, vai explicar como controlar as ondas sonoras, o desempenho acústico dos vidros e a própria evolução da aplicação de vidros em fachadas. Em seguida, vai apresentar estudos de casos com soluções acústicas adotadas em diversas edificações.

Em seguida, o empresário Edison Claro de Moraes, diretor comercial da Atenua Som, vice-presidente da AFEAL, e idealizador do evento, vai apresentar um novo conceito de janela antirruído, que consiste em um painel acústico com furos pelos quais passa o ar, mas bloqueia o ruído, permitindo atenuação do ruído e a ventilação ao mesmo tempo.  O palestrante também pretende chamar a atenção para o desconhecimento que existe sobre os benefícios da aplicação do vidro para combater diversos tipos de ruído.

Na terceira palestra, a arquiteta Débora Barreto, Mestre em Engenharia Ambiental Urbana na área de poluição sonora pela EPUFBA (Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia), vai destacar a influência das esquadrias no isolamento de fachadas e a Norma de Desempenho 15.575. Além disso, apresentará “cases” que comprovam a influência de diversos fatores no isolamento global da fachada de uma edificação com foco nos projetos, tipologia da esquadria e na qualidade da instalação.

Já o empresário José Guilherme Aceto, diretor geral da Avec Design, vai apresentar outro produto inovador. Trata-se de uma janela deslizante, transparente, padronizada, com aplicação de vidro laminado ou temperado, que dispensa caixilhos e manutenção. Por último, a engenheira Michele Gleice, diretora técnica do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil, faz um panorama dos ensaios acústicos realizados em esquadrias de diversas empresas. O evento é realizado pela Atenua Som, tem o patrocínio exclusivo da CEBRACE e apoio da Avec Design, AFEAL, ITEC, PROACUSTICA e ABRAVIDRO.

Cunho social
Como nas edições anteriores, o dinheiro arrecadado com as inscrições será revertido para a Nova 4E – Entidade Especializada em Pessoas Especiais, localizada na Mooca (SP). Além disso, alunos da própria entidade e da Escola Estadual Sátiro Dias (de Salvador-BA) participarão de um concurso de desenho sobre poluição sonora. Os autores dos dois melhores trabalhos irão receber um notebook, cada.

Evento consolidado
Criado pelo empresário Edison Claro de Moraes, o VidroSom consolida-se como importante ferramenta de informação e capacitação técnica para os profissionais do setor sobre o valor agregado e a capacidade acústica do vidro. As duas primeiras edições foram realizadas no MAM, no Ibirapuera, em São Paulo: em 2009, foram apresentados sistemas eficazes para montar barreiras sonoras em ambientes comerciais, industriais e residenciais; e em 2010, as novas perspectivas e os desafios da construção civil envolvendo o vidro.

Já em 2011, o evento foi para o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), no Rio de Janeiro, e destacou as soluções acústicas para combater a poluição sonora; em 2012, foi realizado no auditório do Sinduscon-PR, em Curitiba, e abordou estudos de casos e a Norma de Desempenho 15.575. Em 2013, o papel das esquadrias no desempenho das edificações e aconteceu durante um Congresso Internacional da AFEAL. No ano passado, foi realizado no Espaço Millenium, em São Paulo.