13 | O que fazer em relação aos ruídos externos de meu apartamento, como ruído do trânsito e outros?

A parte mais fraca de uma fachada é a janela e portanto é onde devemos atuar ante os problemas de ruídos externos, já que ela é quem determina o isolamento de nossa fachada.

O isolamento acústico de uma janela depende do isolamento de seus componentes, geralmente caixilho e vidro, e de sua estanqueidade. O que for mais fraco deles vai determinar o isolamento conjunto da janela pelo que não adianta descuidar de qualquer um deles.

Como caixilho, temos diversos materiais (alumínio, aço, PVC, madeira) se bem que este não é o aspecto mais crítico, desde que mantenha-se a estanqueidade. Uma janela tem três pontos críticos que devem ser tratados.  Estes pontos são:

  • a união do vidro com o caixilho
  • o  sistema de fechamento (de abrir, de correr, fixa) que depende dos pontos de fechamento e das juntas de estanqueidade. Neste ponto, a de correr é a de maior dificuldade de vedação.
  • a união da janela com a alvenaria de fachada. Não adianta investir em uma boa janela se a instalação não estiver adequada.

O vidro ocupa cerca de 80% da superfície de uma janela e portanto o isolamento acústico dependerá deste. Como regra geral, quanto maior a espessura do vidro, maior o isolamento. Existem no mercado vidros laminados com PVB acústico que melhoram ainda mais o desempenho da janela. Os vidros duplos possuem um bom desempenho térmico e acústico, mas devem ser aplicados com cautela.

Além das janelas simples, existem janelas duplas compostas por dois caixilhos com uma separação no meio para aplicações que precisem de um elevado isolamento acústico.