Barulho: falta de respeito e ameaça à saúde

Título | Barulho: falta de respeito e ameaça à saúde
Fonte | Portal Senado – Especial Cidadania – 29/05/18
Autoria | Ricardo Westin – Agência Senado
Conteúdo impresso | Acesse aqui
Conteúdo Online | Acesse aqui

O motoqueiro extirpa o silenciador que vem de fábrica e sai espalhando susto com o escapamento da moto. No ônibus, ninguém consegue tirar um cochilo após o expediente porque algum passageiro decidiu assistir, sem fone de ouvido, ao vídeo que recebeu pelo telefone.

O colega de trabalho dá uma saída e não leva o celular, que começa a tocar incessantemente, constrangendo o escritório. O vizinho de porta aprende a tocar guitarra e, para ouvir melhor os acordes, capricha no amplificador.

Parece que viver em sociedade no século 21 é o mesmo que ser constantemente bombardeado pelo barulho. Como se não bastasse ser a cidade ruidosa por si só, em razão da aglomeração de pessoas e do trânsito crescente, a poluição sonora acaba sendo potencializada por comportamentos inapropriados que as pessoas adotam no dia a dia.

Excesso de barulho ainda não é visto como um problema à saúde, alertam especialistas

O excesso de ruídos nas cidades pertuba milhares de pessoas e pode comprometer a audição. No Brasil, falta cultura, fiscalização e regras mais claras para combater o problema. É o que defendem a otorrinolaringologista, Mariana Bastos, e o pesquisador em acústica ambiental, Armando Maroja.

Assista ao vídeo | Acesse aqui

Continue lendo…..