Belo Horizonte implantará projeto de medição da poluição sonora

Prefeitura pretende mapear os níveis de pressão sonora no município e criar uma rede aberta à comunidade com informação ambientais

Fonte | Portal AECweb – 05/11/2021
Autoria | Vinícius Veloso
Conteúdo Online | Acesse aqui

Com o objetivo de criar uma ferramenta de gestão e controle da qualidade acústica na cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte pretende implantar no município um projeto para mapear os níveis de pressão sonora. Concebida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente — em conjunto com o CEFET e a Secretaria Municipal de Política Urbana —, a iniciativa criará uma rede aberta à comunidade com informação ambientais. Entre os dados que serão disponibilizados à sociedade estão os macroindicadores e algumas estatísticas. O trabalho responderá uma demanda histórica dos cidadãos, visto que cerca de 17% das reclamações públicas na capital mineira têm a questão do ruído como tema principal.

“[O projeto] vai proporcionar uma plataforma de planejamento urbano e ambiental determinando as áreas mais ruidosas e as áreas mais tranquilas da cidade”, afirma Humberto Martins Marques, gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, explicando que a ferramenta poderá ser consultada no site da Prefeitura de Belo Horizonte. Os recursos para custear os equipamentos que serão empregados no trabalho já foram aprovados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Detalhes do projeto

Para controlar a poluição sonora no município, será criada uma ferramenta a partir da coleta de informações em medições de ruídos de fundo. Esse material será processado e armazenado em um banco de dados, que servirá como base para a administração pública estimar os níveis “normais” dos barulhos em qualquer região da superfície urbana. Com isso, poderá ser desenvolvido um zoneamento acústico para a capital e apurado o comportamento dos ruídos por zonas e horários, além de também ser possível a comparação dos dados por período.

Cerca de 17% das reclamações dos cidadãos do município têm o ruído como tema
(Foto: Aleksandar Todorovic/Shutterstock)