Isolamento acústico em imóveis se mostra cada vez mais necessário

Fonte |  Portal Radar Imobiliário de 12/05/21
Autor | Redação do Portal – Notícias: Construção
Conteúdo Online | Acesse aqui (http://portalradarimobiliario.com.br/noticia/32037,isolamento-acustico-em-imoveis-se-mostra-cada-vez-mais-necessario.html)
Conteúdo Impresso | Acesse aqui

A necessidade de imóveis que disponham de conforto acústico vem se mostrando a cada dia mais necessário. Segundo dados da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC), somente este ano houve um aumento de 50% nas queixas relacionadas a barulho de obras e de crianças em condomínios de todo país. Apesar de ter sido potencializado pelos novos hábitos forçados pela pandemia a Tarjab já aplica, desde 2014, o desempenho acústico em seus empreendimentos como forma de proporcionar experiências únicas que agreguem valor para o futuro morador.

A gerente de projetos da Tarjab, Vanessa Moraes ressalta que desde o início da pandemia tem notado que esta exigência por desempenhos técnicos eficazes se faz presente, principalmente, pela convergência de um novo estilo de vida centrado no lar e cita o home office neste novo morar. “Nestas experiências diárias, na qual o escritório também está inserido em casa, há uma exigência por um espaço confortável e adaptado para minimizar o barulho externo e interno, além de outras necessidades a serem supridas visando facilitar a rotina deste consumidor”, explica.

Outro ponto ressaltado pela executiva da Tarjab, formada em engenharia civil, é a mudança de comportamento durante e, principalmente, no pós-pandemia, que fará com que o morador seja cada vez mais exigente no que diz respeito a soluções técnicas que atendem suas necessidades no dia a dia. “Sem dúvida alguma as edificações serão mais testadas diariamente e nós da Tarjab temos aplicado uma série de desempenhos técnicos, como o acústico, como forma de melhorar a experiência do morador em imóveis que tragam conforto e qualidade de vida”, ressalta Vanessa de Moraes.

A gerente de projetos da Tarjab, explica que cada sistema é pensando conforme a necessidade de determinado ambiente do empreendimento e que são inúmeras soluções adotadas, “como uso de caixilho, drywall com reforço acústico interno, chapas de revestimentos, e utilização padronizada de mantas de pneus recicláveis entre a laje e o contrapiso”.

Sustentabilidade e conforto – Defensora incondicional da norma de desempenho, Vanessa participou ativamente da aplicação da norma em todo o processo construtivo da Tarjab, desde o seu começo na empresa em maio de 2014, contribuindo com cases de sucesso em diversos empreendimentos. “Na Tarjab, a sustentabilidade é inerente ao processo construtivo, por exemplo, no edifício Iman Vila Mariana foram utilizados cerca de 6.500 m² de manta acústica Aubicon que, além de oferecer um isolamento acústico de qualidade entre as unidades, é uma excelente solução sustentável, contribuindo com o descarte correto de aproximadamente 7.670 pneus de borracha que foram reciclados e transformados em contrapiso”, destaca.

O conforto acústico, segundo a executiva, também é muito importante nas áreas comuns não só por conta da utilização das mesmas, mas, principalmente, para os clientes que têm unidades próximas a estes espaços. “Temos um cuidado extra ao estudar cada caso como, por exemplo, no empreendimento Lauto Vila Mariana, que tem uma piscina na cobertura. Neste caso, foi construída uma laje dupla para separar e isolar a unidade do pavimento superior; ou até mesmo na utilização de forro interno ou outras soluções que permita atender o desempenho acústico necessário”.

Atualmente no departamento de projetos, Vanessa de Moraes atuou para implementação do Selo AQUA, certificação que está ligada ao cumprimento de uma série de normas e práticas sustentáveis que estão ligadas ao DNA da incorporadora. “Com isso, não só validamos todos os nossos desempenhos de qualidade e práticas sustentáveis, mas, emponderamos os nossos clientes a comprovar a garantia dos nossos produtos. O marco deste trabalho veio com o empreendimento Soberano, em 2017, época que conquistamos o Prêmio Master Imobiliário. Foi algo gratificante e muito desafiador, porque a partir daí pudemos aplicar os nossos estudos em grupo, processos e todo um aprendizado que precisava ser comprovado na implantação da Norma de Desempenho NBR – 15.575”, finaliza a executiva que tem focado para que os projetos da Tarjab atendam as normas de desempenho.