Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Doria

Título | Multas por barulho do programa Psiu despencam no início da gestão Dória
Fonte | Jornal Folha de S. Paulo – 30/05/2017
Autoria | Mariana Zylberkan
Conteúdo impresso | Acesse aqui
Conteúdo Online | Acesse aqui

O prefeito João Dória (PSDB) mandou um recado enfático no começo de fevereiro, ao participar de uma blitz da lei do barulho, que lacrou um bar no Tatuapé (zona leste de São Paulo): “Isto a partir de agora serve de alerta para os donos de estabelecimentos. A lei do Psiu agora volta, e volta para valer”.

Os resultados da fiscalização no começo de 2017, no entanto, têm indicado uma situação bem diferente da fala dura adotada pelo tucano.

No primeiro trimestre, as multas aplicadas pela prefeitura a estabelecimentos por excesso de ruído caíram pela metade: foram só 84, contra 169 em igual período de 2016.

A tendência se repetiu no mês seguinte ao discurso de Doria –quando foram só 27 multas, contra 55 em março do ano passado. Os dados disponíveis de abril e maio indicam que a fiscalização continua tímida, embora, neste caso, a prefeitura ressalve que são preliminares, faltando cadastrar parte das penalidades.

A quantidade de multas do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) é a mais baixa em, no mínimo, quatro anos. Mesmo antes já ficava muito aquém do volume de queixas de barulho feitas pelos paulistanos.

Continue lendo….