O silêncio da quarentena em todo o mundo está ajudando cientistas e sismólogos a captar os sons da Terra

O silêncio da quarentena em todo o mundo está ajudando cientistas e sismólogos a captar os sons da Terra
O mundo inteiro está em silêncio. Este é um grande presente para cientistas e sismólogos, que estão ouvindo os sons da Terra como nunca antes

Fonte | The Atlantic / Via GreenMe –  Portal Pensar Contemporâneo – Abril/20
Autoria | The Atlantic / Via GreenMe
Conteúdo Online | Acesse aqui

A pandemia de Covid-19 está virando o mundo natural de cabeça para baixo, porque o bloqueio e o distanciamento social produziram numerosos efeitos no ar, no mar e na terra. Muitas vezes, mostramos imagens de uma natureza que avança quando o homem dá um passo atrás. Com menos carros e estradas desertas, os pesquisadores também são capazes de detectar e medir o que foi nublado pela poluição e pelo ruído. Trens, aviões, ônibus escolares: o mundo está em hiato e, para muitos, é um verdadeiro pesadelo; para outros, é o momento certo para voltar à pesquisa.

A sismóloga Paula Koelemeijer disse ao The Atlantic que desde que o Reino Unido anunciou as regras mais restritivas de distanciamento social, seu sismômetro sofreu uma queda acentuada nas vibrações produzidas pela atividade humana.

“Normalmente, não podemos perceber um terremoto de magnitude 5,5 do outro lado do mundo, porque geralmente há muito ruído. Agora, com menos, nosso instrumento é capaz de buscá-lo durante o dia “, diz o sismólogo.

Uma desaceleração em nossas vidas, todos os sismólogos e não apenas Koelemeijer notaram. A tendência começou com Thomas Lecocq, do Observatório Real de Bruxelas. Estações sísmicas geralmente estão localizadas bem fora das áreas metropolitanas, longe de vibrações que podem ocultar tremores sutis na Terra, mas a estação de Bruxelas foi estabelecida há mais de um século, antes da cidade se desenvolver. em torno dele.

Lecocq descobriu que, quando neva, a atividade sísmica antropogênica diminui e, no dia do tráfego rodoviário, aumenta. O sismólogo verificou os dados sísmicos um dia antes da Bélgica iniciar o bloqueio em todo o país e depois na manhã seguinte. A queda na atividade, disse ele, foi “imediata”. Sua abordagem foi seguida por cientistas dos Estados Unidos, França e Nova Zelândia, que afirmam que seus instrumentos são capazes de captar sons mais precisos a longas distâncias.

Uma mudança semelhante também é vista no ar. Os satélites de observação da Terra detectaram uma redução significativa na concentração de um poluente do ar comum, dióxido de nitrogênio, que entra na atmosfera através das emissões de carros, caminhões, ônibus e usinas. O declínio, observado na China e na Europa, coincidiu com severas medidas e restrições de distanciamento social. A poluição do ar pode prejudicar seriamente a saúde humana e a Organização Mundial da Saúde estima que as condições resultantes da exposição à poluição ambiental, incluindo derrame, doenças cardíacas e respiratórias, matam cerca de 4,2 milhões de pessoas por ano. .

Segundo uma análise de Marshall Burke, professor do Departamento de Ciências do Sistema Terrestre de Stanford, uma redução ligada à pandemia provavelmente salvou a vida de 4 mil crianças e 73 mil idosos na China. No entanto, o cientista afirma que são benefícios temporários. “Não estamos resolvendo as mudanças climáticas com uma pandemia global”, diz Joseph Majkut, diretor de política climática do Niskanen Center, em Washington.

Com tantas pessoas ficando em casa – e, consequentemente, as agências de transporte público cortando o serviço -, há significativamente menos ruído de carros, ônibus, trens e outros meios de transporte. Erica Walker, pesquisadora em saúde pública da Universidade de Boston, levou consigo um medidor de decibéis em caminhadas socialmente distantes e ficou impressionada com as medições. “Está muito mais silencioso”, disse ele.

Depois, há o aspecto da poluição sonora consideravelmente reduzido. Com menos tráfego, os habitantes podem ouvir sons que antes eram imperceptíveis, como o canto dos pássaros ou até o farfalhar das árvores. E os oceanos provavelmente também estão mais silenciosos. Michelle Fournet, uma ecologista marinha de Cornell que estuda ambientes acústicos, espera posicionar microfones subaquáticos na costa do Alasca e da Flórida, onde estudou baleias jubarte e outras formas marinhas, para investigar como as águas mudaram na ausência de barulho de navios de cruzeiro.

“Só não ter navios de cruzeiro reduz a quantidade de ruído global do oceano quase instantaneamente. Estamos passando por uma pausa sem precedentes ”, explicou Fournet.

Como sabemos, tem sido amplamente demonstrado que o ruído ambiental de navios e outros tipos de tráfego marítimo pode aumentar os níveis de hormônios do estresse nas criaturas marinhas, o que pode afetar o processo reprodutivo.

Erica Walker, pesquisadora em saúde pública da Universidade de Boston, levou um medidor de decibéis com ela em suas caminhadas e ficou atordoada com as medições. Antes da pandemia de coronavírus, o ambiente acústico na Kenmore Square, um cruzamento movimentado perto do campus, costumava ter cerca de 90 decibéis nos horários de pico. Durante a pandemia, pouco menos de 68 decibéis. Em alguns lugares da área de Fenway Park, onde Walker estuda a poluição sonora há vários anos através de seu programa Noise and the City, seus dados mais recentes mostram reduções de cerca de 30 decibéis. “É uma diferença incrivelmente grande”, disse Walker. A natureza está respirando quando todos nós seguramos os nossos.