ProAcústica completa 10 anos

Fonte | Revista Projeto de 05/07/21
Autor | Redação do Portal – Notícias
Conteúdo Online | Acesse aqui
Conteúdo Impresso | Acesse aqui

ProAcústica completa 10 anos

O decênio brinda o protagonismo da Associação no segmento de acústica ambiental e de edificações

Em 2021 a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) completa uma década de existência e, a fim de comemorar a data, essa que se faz como uma das mais importantes representantes do segmento de acústica ambiental e de edificações disponibiliza um balanço sobre as realizações e conquistas que impulsionaram a conscientização sobre a relevância da qualidade acústica no país.

De acordo com o que informa a instituição, a ProAcústica nasceu em 2011 no contexto onde as empresas do setor buscavam uma representatividade mais adequada às necessidades do mercado de acústica – um órgão que atuasse de forma ágil, como uma ponte entre as empresas e a sociedade, o poder público, as universidades e o cenário global de soluções acústicas. “Nesse sentido, o desempenho da ProAcústica representou um divisor de águas para a cadeia produtiva do setor no Brasil”.

“Tudo foi construído com o time de líderes do mercado de acústica – e esse grupo não para de somar talentos para expandir nosso alcance, tornando-nos cada vez mais estimulados para encarar novos desafios e escrever os próximos capítulos dessa história. Queremos estar sempre conectados”, pontua Luciano Nakad Marcolino, presidente executivo.

O principal objetivo da entidade é, portanto, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade com qualidade acústica para todos. Nesses dez anos, campanhas, intervenções urbanas e diálogos com o poder público, promovidos pela entidade, evidenciaram a importância dos cuidados com a acústica como fator de bem-estar e de saúde pública. Dessa maneira, a entidade se tornou referência em conteúdo e atualização de informações para o segmento por meio da comunicação, contribuição na elaboração de legislações específicas e normas técnicas.

No decorrer desse período ela foi responsável, em vários momentos, pela criação de movimentos representativos que trouxeram a temática, sob diferentes abordagens, ao centro de discussões. Sabe-se que a entidade atuou junto aos Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT CB 02) e Comissão de Estudo Especial de Acústica (ABNT CEE 196) para a atualização, modernização e publicação das NBR 10151, NBR 10152, NBR 15575 Norma de Desempenho, entre outras. Manuais técnicos e orientativos foram desenvolvidos para auxiliar os profissionais que atuam no segmento, bem como aqueles que se interessam em compreender assuntos ligados ao conforto acústico.

A instituição é ainda responsável por programas de referência em aprimoramento e qualificação do segmento, tais quais o Interlab e Qualilab, ações educativas e selos de qualificação para empresas. Ainda, no próprio site da entidade, permanecem disponibilizados para livre consulta os títulos: Norma de Desempenho; Classe de Ruído das Edificações Habitacionais; Recomendações para Contrapisos Flutuantes; Qualidade Acústica em Escolas; Qualidade Acústica de Auditórios; e Acústica Básica.