Qualidade da acústica começa com a escolha dos tijolos

Título | Qualidade da acústica começa com a escolha dos tijolos
Autor | Arquiteta Mirna Zambrana
Fonte | Portal Fórum da Construção
Conteúdo na integra | download pdf
Link | acesse aqui.

O barulho excessivo tornou-se um grande desafio para as construções nas grandes cidades. Qualidade e alto padrão de um imóvel significam também autonomia em relação aos ruídos externos.

Um bom começo para evitar o problema é a escolha dos tijolos que vedarão a casa. A construção deve formar uma barreira contra o som, que deve ser composta por material de alta densidade, para formar uma massa bloqueadora.
 
Boas opções são: o tijolo de barro maciço ou os blocos de concreto, o comum perfurado (menos eficiente por ter menos massa) ou o celular com cápsulas de ar igualmente distribuídas em sua estrutura, que tem melhor desempenho.
 
Outro ponto propício para a passagem do som são as aberturas. Portanto, se passar ar, passa som. Para as janelas, há uma vasta opção de caixilhos acústicos. Vale lembrar que o melhor isolamento se dá não apenas pela espessura do vidro ou a composição de dois vidros, mas, sim, pelo conjunto: vidro, caixilho – partes em alumínio ou PVC – e borrachas que unem esses materiais.
 
A forma de abertura das folhas da janela facilita ou dificulta a tarefa da vedação. Por exemplo: com as folhas de girar é mais simples de resolver a vedação, já que as folhas de correr necessitam de espaços entre elas para o movimento de abrir e fechar.
 
A porta é outro elemento que costuma ser um grande vilão invisível na acústica. Uma porta convencional, mesmo que seja de madeira maciça, pode propiciar a passagem de som. Isso porque para que ela se movimente livremente é necessário que tenha frestas, tanto nas laterais como no encontro com o piso, onde existe uma folga absolutamente livre.
 
Com isso, alguns recursos podem ser aplicados, tais como aplicar nos batentes tiras estrudadas de material a base de borracha ou colocar um acessório de vedação para porta e piso. Existem produtos específicos no mercado com estas finalidades, fabricados por empresas renomadas.
 
Internamente entre os cômodos, existe tanto a possibilidade de usar alvenaria igual a das paredes externas ou até o fechamento com drywall, parede de gesso acantonado. Neste caso, para cumprir função acústica tem que ser cuidadosamente especificada. O mais indicado é que tenha placa dupla de gesso nos dois lados da estrutura de alumínio, além de ser preenchida com material isolante adequado.
 
Mirna Zambrana é formada em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Sócia de Aurélio Martinez Flores, tem vasta experiência em projetos residenciais e comerciais