Palavra do Presidente: Abr-Mai/2020

Em um momento como esse de incertezas, onde as questões econômicas do país, que já eram desafiadoras, se tornaram mais difíceis, a principal recomendação da ProAcústica é a de nos mantermos mais unidos e nos ajudarmos o máximo possível. Unidos, mas separados, como recomenda a OMS. Estamos com esperança de que o pior da pandemia de Covid-19 no Brasil não demore muito a passar e que possamos seguir em frente.

Mesmo com todas as dificuldades momentâneas essa gestão continuará trabalhando para superar os desafios. Vamos procurar manter ao máximo a fidelidade dos associados e buscar novas afiliações. Trabalharemos pela manutenção do programa contínuo de comunicação, dos apoios institucionais e de conteúdo para divulgação aos diversos públicos.

Manteremos a busca por parcerias setoriais e novas fontes de receita com patrocínios. Para a área técnica, a ideia é aumentar a força e a competência da associação, dando visibilidade aos associados através da participação ativa nos comitês de normas técnicas e publicação de manuais técnicos.

O surto da Covid-19 afetou muitos dos eventos planejados para o Ano Internacional do Som (IYS2020) mas, em um esforço para manter o impulso e não perder o que já foi investido, o Comitê Diretor do IYS2020 propôs estender a celebração até 2021. Isso significa que as atividades originalmente agendadas para 2020 poderão ser remarcadas para 2021 e continuarão fazendo parte dessa comemoração. Isso também dará flexibilidade aos organizadores para planejar eventos e novas ações para o ano que vem.

A ProAcústica trabalhou uma estratégia de comunicação global – decorrente de ser apoiadora institucional do Ano Internacional do Som -, que resultou numa campanha lançada em janeiro com o slogan “VIVA ESSA ONDA” aclamando assim a chegada do ano comemorativo e convidando todos a vivenciarem a experiência do som a sua volta. Todas as ações planejadas pela associação para IYS 2020 estão alinhadas com esta campanha institucional que é independente e de abrangência nacional.

Neste contexto, o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído – 25º INAD com data fixada internacionalmente e que este ano aconteceu em 29 de abril, teve toda sua programação alterada. Historicamente, desde 2012, a ProAcústica tem nesta data, um apelo especial com ações de intervenção urbana de impacto e conscientização que proporcionam grande repercussão na sociedade civil e principalmente na grande mídia.

Este ano não poderia ser diferente. As abordagens de comunicação foram contextualizadas com o momento que a sociedade enfrenta de isolamento social e a consequente redução da poluição sonora nas grandes cidades que resultaram em matéria de capa do Jornal o Estado de São Paulo de 13 de abril de 2020.

Toda a estratégia do INAD 2020 foi revista e convertida para as ações digitais lançando a campanha “#SONSQUEAMO” como uma forma de expressão e liberdade diante da quietude e silêncio dos tempos atuais.

Uma plataforma participativa e colaborativa de iniciativas criadas usando o som como ferramenta que foi lançada em 29/04 e que avança até 31/10/20. Vídeos enviados para hotsite ou capturados da rede social irão compor um grande “mural de áudio visual público” com as contribuições individuais que expressem os sons que acalmam, emocionam, movem e que cada um mais ama.

A ação vem causando reação positiva da sociedade que avalia como uma iniciativa bastante sensível, que emociona a muitos e gera a renovação da esperança em dias melhores.

A ProAcústica sempre adotou a possibilidade de participação à distância nas diversas atividades e reuniões da associação, o que facilitou a continuidade dos trabalhos, sem qualquer interrupção nos dias atuais.

A Diretoria & Conselho Administrativo estão se reunindo mensalmente através de meios digitais conduzindo a gestão de todos os assuntos da entidade bem como os Grupos de Trabalho que continuam desempenhando as atividades técnicas programadas.

O processo de revisão, atualização e elaboração de normas técnicas ISO ou ABNT segue a todo vapor. A quarentena alterou também a rotina da 4ª edição do InterLab – Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo. Os ensaios não foram completamente suspendidos, porém, alguns laboratórios solicitaram reagendamento diante da situação, principalmente àquelas empresas de fora de São Paulo, que precisam se deslocar, via transporte aéreo, para realizar os ensaios.

Tenho procurado levar a todos que me rodeiam palavras de alento e de otimismo, mesmo sabendo dos momentos difíceis pelos quais estamos passando. Não é possível mensurar os impactos econômicos dessa crise, mas é necessário fazer uma autorreflexão e sentir a força interna que cada um de nós possui para manter a cabeça erguida e buscar planos virtuosos para a construção do futuro.

Vamos seguir em frente, pois nossa força nos unirá.

Luciano Nakad Marcolino
Presidente Executivo
Maio 2020