Palavra do Presidente: Ago-Set/2018

Proativa. Essa palavra traduz o que é a ProAcústica. Mesmo com a instabilidade política e econômica e às vésperas da eleição presidencial no Brasil a associação entrou o segundo semestre com muito vigor.

Palavra do Presidente: Ago-Set/18

Deu um baile com a estreia na High Design, Home & Office Expo. No espaço ARQ+ Smart Construction foi montada a Ilha ProAcústica, com a presença de quatro expositores – Atenuasom, Aubicon, Casalille e Owa Sonex -, que apresentaram as últimas novidades em design, tecnologia e inovação de soluções acústica para os mercados residencial e corporativo. No quesito conteúdo, o hit ficou por conta dos talks – encontros curtos em formato de TED – organizados pela ProAcústica com curadoria e mediação da Arcoweb e Revista Projeto, que ocorreram duas vezes ao dia. Dele participaram profissionais de arquitetura e design, que abordaram temas relacionados ao conforto no mercado imobiliário impactado pela Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, bem como a importância do tema acústica na especificação dos projetos de arquitetura e design de interiores, o conceito de neuroarquitetura, design e o mercado corporativo, entre outros. O sucesso e os resultados foram surpreendentes. Encontros lotados e muito conhecimento!

Em eventos internacionais a ProAcústica e o Brasil ganharam projeção com a representação no Inter-Noise, em Chicago. Estiveram presentes membros da diretoria, representantes de associados com a visita e apresentação de trabalhos. Nas representações brasileiras, destaque para a sessão tripla sobre o Mapa Piloto de Ruído de São Paulo, com a apresentação de Marcos Holtz, Vice-Presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, sobre o que já foi feito e futuros passos; o trabalho do arquiteto,Teddy Yanagiya, da Harmonia Acústica, sobre uma proposta do mapa de capacidade acústica para a região do mapa piloto, e o paper de Antonio Notário, da Datakustik, representada no Brasil pela Acoem, que trouxe um método de otimização baseado na experiência do Mapa Piloto de São Paulo.

Outro mérito da associação e de grande projeção foi a nomeação do ex-presidente, o engenheiro Davi Akkerman, pelo Conselho Diretor do I-INCE (International Institute for Noise Control Engineering), como Vice-Presidente da Região Pan-America.

Além disso, ficou formalizada a realização do Inter-Noise 2021 em Washington DC, com a codireção inédita da ProAcústica. Prevê-se a organização de uma sessão técnica paralela dentro do congresso dedicada exclusivamente aos países da América Latina, onde serão abordados dois temas centrais, de Acústica Ambiental e Acústica de Edifícios.

Todo este envolvimento com o time brasileiro na organização do evento de 2021 e o retorno positivo esperado, contará muito para a candidatura bem como a possível obtenção do direito de sediarmos no Brasil, o Inter-Noise seguinte das Américas em 2024!

Com relação à colaboração no desenvolvimento de normas técnicas, a ProAcústica participa, em especial, dos trabalhos de revisão e adequação da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) estando representada pelo Vice-Presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, que é o atual relator do grupo de trabalho Desempenho Acústico.

E aguardem, em novembro está previsto um evento com conteúdo para os associados onde serão apresentados em formato de talks, as ações técnicas e de marketing realizadas pela ProAcústica.

E, como resultado dos trabalhos dos nossos Grupos Técnicos, está em fase de finalização e entrando para editoração, a produção dos: “Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica de Auditórios” e “Manual ProAcústica para a Qualidade Acústica em Escolas”. Aguardem!

Todo esse trabalho envolve a dedicação de uma equipe devotada à excelência que compreende com exatidão o valor do investimento das 73 empresas associadas que fazem parte da ProAcústica.

Obrigado e um abraço!

Edison Claro de Moraes – Presidente Executivo

Veja o quadro atual das Empresas Associadas ProAcústica:

Empresas associadas ProAcústica