Palavra do Presidente: Jun-Jul/2020

Não há como evitar a discussão sobre como os eventos atuais estão mudando a sociedade. A minha recomendação em situações como essa é a de adotar, sempre que puder, a postura de observação e leitura da realidade, com a serenidade de quem tenta colher o máximo de aprendizado, nas mais diferentes formas possíveis, que o universo nos apresenta.

Entre os pontos positivos que trouxeram bons resultados produtivos estão as reuniões remotas promovidas pelas novas ferramentas de comunicação on-line, que têm proporcionado a participação de Diretores, Conselheiros, Coordenadores de Comitês e associados, de diferentes regiões do país, em reuniões do Conselho, da Diretoria ou dos Grupos de Trabalho da ProAcústica.

No passado, a maioria tinha dificuldades de agenda, sem falar nos custos com hospedagens e viagens e as desgastantes locomoções. Agora, com o uso da tecnologia, houve aumento significativo de participantes nas reuniões e a produtividade e assertividade dos encontros foram surpreendentes. Podemos estar inaugurando uma nova forma de nos reunirmos mas,  claro, sem excluir o encontro presencial de todos na Confraternização Anual.

Outra experiência inédita será a realização do Inter-Noise Seul 2020, no formato e-Congress. O Comitê Organizador e o Instituto Internacional de Engenharia de Controle de Ruídos (I-INCE) decidiram realizar o evento em uma plataforma online. Com isso, ampliou o acesso de participantes e já registra número recorde de inscritos. Para esta edição, o preço da inscrição foi reduzido em 1/3. As sessões técnicas serão apresentadas em vídeos e as palestras principais deverão ser ao vivo, assim como as cerimônias de abertura e fechamento do congresso. A ProAcústica se prepara para representar o Brasil e região Pan-Americana e, entre as ações, apresentará um artigo científico em um dos painéis do evento.

Oportunidades surgem em todos os momentos. Para os fabricantes de soluções acústicas e consultores temos presenciado na mídia várias publicações de que o home office está se tornando uma realidade e como será a adaptação dos espaços residenciais em estações de trabalho com conforto acústico. Por esse motivo, trouxemos nessa edição matéria com a contribuição de associados com dicas e soluções que trata do futuro próximo do home office.

Nesse cenário, não poderíamos deixar de abordar o papel da acústica hospitalar no processo de cuidado com os pacientes, familiares e profissionais da saúde. Preparamos uma matéria que demonstra como deve ser o tratamento sonoro nos organismos hospitalares e como é prover conforto acústico frente à complexidade de usos, fluxos de pessoas e equipamentos no mais valoroso trabalho da sociedade que é o de salvar vidas e cuidar da saúde humana.

Outra notícia importante para o setor é que a parte de acústica da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho é uma das áreas que está mais avançada no processo de revisão da norma. Com poucos pontos de divergências a serem discutidos, ainda existe a possibilidade de que os requisitos de acústica sejam divulgados este ano, já que a ABNT planeja publicar a revisão da NBR 15575 em duas etapas uma, em 2020 e, outra, em 2021.

Também, temos recebido um voto de confiança das empresas associadas para superar juntos, este momento complicado e dando continuidade ao trabalho de desenvolvimento do mercado acústico pela associação. Durante este período conseguimos manter o quadro associativo praticamente inalterado, com a reativação e chegada de novas empresas totalizando 79 afiliadas sendo 47% fabricantes de produtos acústicos (37), 33% de consultorias em projeto de acústica (26), 10% empresas de instalação e distribuição (08), 5% de laboratórios (04), 3% escritório de arquitetura e engenharia (02) e 3% de outras Organizações (02) além da perspectiva de futura de novos associados.

Dessa forma, como aquele que espera sempre o melhor no futuro, desejo, na medida do possível, o retorno das atividades econômicas com segurança a todos. E que os envolvidos com o setor de acústica possam sempre, por meio do seu trabalho, fazer o que há de melhor para as próximas gerações.

Luciano Nakad Marcolino
Presidente Executivo
Julho 2020