Palavra do Presidente: Abr-Mai/2021

Valorizar e priorizar as Empresas Associadas. Essa é a linha condutora da ProAcústica ao iniciar as atividades de celebração ao longo de 2021 dos 10 anos de existência. E para fortalecer, ainda mais, a conexão entre as Associadas lançamos no último dia 13 de abril o programa “Sempre Conectados”. São encontros bimestrais virtuais de prestação de contas, resoluções e discussões das atividades emergentes da associação. No primeiro, tivemos uma interação expressiva com a participação de 45 representantes das associadas. Acompanhem nossa agenda e continuem participando.

Um dos movimentos que envolveram toda a comunidade ProAcústica e que fez parte de uma das atividades do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD) foi o lançamento da ação Acústica Solidária. Para tanto, nos juntamos à Rede Gerando Falcões na campanha Corona no Paredão tornando-nos mais um dos seus “Anjos”. Com isso conseguimos arrecadar até o momento com a doação das Empresas Associadas, seus representantes e colaboradores, a comunidade acústica e todos aqueles que acompanham a associação mais de 373 cestas básicas digitais – uma forma de ajudar as populações vulneráveis a realizar a quarentena e o distanciamento social. E no dia do INAD, 28 de abril, paramos 60 segundos de silêncio, em um encontro online, às 14h15, não só para demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana como também em manifesto às famílias em estado de vulnerabilidade no Brasil.

Outra grande interface com as Empresas Associadas foi a renovação do nosso portal (https://www.proacustica.org.br), no ar desde final de março. Com conteúdos relevantes, atualizados e bem organizados, o novo portal se apresenta num design mais limpo e dinâmico com um sistema tecnológico mais inteligente. Navegue e experimente.

Mesmo durante esse período tão difícil de pandemia, não posso deixar de comunicar que atingimos a marca de 84 associadas e elogiar os integrantes dos Grupos de Trabalho (GTs) da ProAcústica, que continuam fundamentais para a atuação da entidade e não pararam de trabalhar um só momento.  

Em fase de finalização e previsão de lançamento, até o segundo semestre, está o Manual ProAcústica NBR 10151 a ser publicado em parceria com a Cetesb.  Para a elaboração do Manual foram realizadas mais de 18 reuniões com debate entre consultores, laboratórios de medição de campo, fabricantes de equipamentos de medição e outros associados. Também temos a previsão da elaboração do Manual de Controle de Ruído e Vibrações que visa promover a discussão de critérios técnicos, soluções e boas práticas para o controle de ruído e vibrações de equipamentos e instalações prediais.

E um último recado, fica em Consulta Nacional até 06 de maio o Projeto de Emenda da norma ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais Desempenho, cujo trabalho de revisão no quesito acústica teve nossa grande contribuição.

Luciano Nakad Marcolino, presidente da ProAcústica