Palavra do Presidente: Abr-Mai/2022

Dou início ao meu texto com uma ótima notícia e um marco para o setor da acústica no Brasil: a criação do Comitê Brasileiro de Acústica, ABNT/CB-196, aprovado pelo Conselho Deliberativo da ABNT em 28 de abril, último. Uma conquista da ação conjunta da ProAcústica e Sobrac. O comitê assumirá os trabalhos da Comissão de Estudos Especiais, dando maior agilidade ao processo de normalização nacional em acústica e na representação brasileira nos organismos internacionais, entre outras deliberações.

Dando sequência à série de workshops onlines, dirigidos a profissionais com atuação na área de acústica, arquitetura e engenharia, a ProAcústica inaugurou o ano com uma mesa redonda para apresentar as atualizações relativas ao desempenho acústico da nova ABNT NBR 15575 e trazer mais detalhes sobre o novo Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho − que está disponível para download no site. Com a participação de especialistas de grande experiência na área e que atuam em diferentes regiões do Brasil, o evento despertou interesse em cerca de 120 participantes que estiveram conectados durante a transmissão.

Com a flexibilização, inauguramos nossa participação presencial no mais importante evento do setor na América Latina, a Feicon 2022. Em uma área privilegiada e estratégica de 110 m2, a ProAcústica marcou presença junto das empresas associadas expositoras da feira e promoveu em um lounge dois bate-papos diários entre indústria e consultores convidados que participaram de debates sobre temas variados do universo da acústica. Foram momentos de troca de informações e conhecimentos entre expositores, consultores e o público que, inclusive, teve contato com as novidades do mercado de acústica e tendências que estão sendo aplicadas no Brasil e no exterior. E, atenção, para 2023 já estamos prevendo a ampliação da área na Feicon com a participação de novas empresas associadas.

Completando o quadro associativo, a ProAcústica dá as boas-vindas às recentes filiadas: ABPP Associação Brasileira de Proteção Passiva; AVM Anti-Vibrations Dynamics; Fomtap; MK Acústica; Sensonore e Solucionne. Com isso conquistamos em abril o número de 86 empresas associadas.

Entre as ações programadas para esse semestre destacam-se dois importantes eventos. O seminário que tratará sobre a importância da “Acreditação como garantia da qualidade em ensaios acústicos”, com base na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (em 04/05/22), em uma realização conjunta da ProAcústica com a Sobrac (Associação Brasileira de Acústica). E o workshop e curso “Regulamentação Técnica para Produtos para Tratamento Acústico ou Isolamento Térmico para uso na Construção Civil”, organizado pela ABPP com o apoio da ProAcústica, que irão esclarecer e facilitar o entendimento da Portaria 322 do Inmetro que trata de uma Regulamentação Técnica para Produtos para Tratamento Acústico ou Isolamento Térmico para uso na Construção Civil que determina requisitos mínimos, de cumprimento obrigatório. (Vide em Curtas os assuntos nesta edição).

Boa Leitura!

Luciano Nakad Marcolino
Presidente Executivo