Palavra do Presidente: Abr-Mai/2023

A missão e a visão da ProAcústica permeiam nossas ações. E os desafios e conquistas se concretizam quando podemos mostrar à sociedade os resultados alcançados. Em fevereiro, com muito orgulho, divulgamos a relação dos 21 laboratórios de acústica qualificados com o Selo QualiLab, considerado um grande diferencial de mercado do laboratório no atual cenário do setor da construção civil e das demandas da área imobiliária. Esses laboratórios foram inscritos no 2º Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo QualiLab ProAcústica , que determina a qualificação técnica e garantia de resultados seguros das medições em campo do ensaio interlaboratorial em unidades habitacionais. A 1ª edição do QualiLabcontou com a participação de 16 laboratórios. Realizado bianualmente, com validade de 24 meses, é um dos maiores desafios da indústria da construção civil na atualidade, para o cumprimento dos requisitos de acústica da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais -Desempenho.

A realização do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD 2023), no último dia 26 de abril, foi histórica principalmente na região sul do país. Com o objetivo de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana, além de buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora a ProAcústica, em parceria com o itt Performance Unisinos, realizou em Porto Alegre, uma intervenção urbana no Monumento ao Laçador, símbolo emblemático da Capital. Usando protetores auriculares, a cena do monumento impactou e chamou a atenção da população resultando em imensa repercussão na mídia regional.

O Espaço ProAcústica – núcleo de compartilhamento de informações e de negócios no âmbito do mercado da acústica -, na última Feicon, foi um sucesso de público e relacionamento. Em uma área privilegiada e estratégica de 210 m2, os 12 expositores das Empresas Associadas apresentaram as mais recentes soluções do setor, no principal evento de negócios, relacionamento da construção civil e arquitetura da América Latina. Para o ano que vem está prevista uma área maior a interessados na participação.

A ProAcústica informa que o prazo final para inscrições antecipadas e envio de artigos para o 52º Congresso e Exposição Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (InterNoise 2023) encerra no dia 19 de maio. O evento será realizado no Makuhari Messe International Convention Center, em Chiba, grande Tóquio, Japão, de 20 a 23 de agosto de 2023. Espera-se que o InterNoise 2023 seja um congresso presencial. No entanto, a fim de incentivar todos os colegas a participar, o InterNoise 2023 adotará não apenas apresentações presenciais, mas também apresentações pré-gravadas para os participantes que não podem viajar para o Japão.

Boa leitura!

Luciano Nakad Marcolino | Presidente Executivo