Palavra do Presidente: Ago-Set/2021

Bons momentos!

Entre Empresas Associadas e Beneméritos #JASOMOS92. E olhar para o futuro é um dos nossos compromissos, como associação que se consolidou fundamental para o mercado da acústica no Brasil. Para tanto, dou as boas-vindas às novas empresas associadas e agradeço as que reativaram a afiliação no primeiro semestre de 2021. Também comunico a contratação de nosso novo gerente de Relações com o Mercado, Eduardo Éboli, da empresa Mark U Up, que irá atuar no planejamento estratégico da associação, no relacionamento com nossas associadas – criando mais um canal de acesso para as empresas e trazê-las para participar mais ativamente das atividades – e na aproximação da ProAcústica com as Associações Setoriais relevantes do mercado.

Para documentar a trajetória e ainda celebrando os 10 anos da ProAcústica já disponibilizamos no  playlist do Canal Youtube os três primeiros vídeos da série comemorativa. O primeiro é um breve resumo com ênfase na evolução do quadro associativo, as atividades e as principais ações da ProAcústica ao longo desta década; o segundo registra o INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, evento mundial de alerta sobre os efeitos nocivos da poluição sonora na saúde e qualidade de vida das pessoas. Momento em que a ProAcústica organiza intervenções urbanas que chamam a atenção do público e da mídia com grande repercussão. E o terceiro destaca as atividades técnicas e a produção de conteúdo dos comitês técnicos e grupos de trabalhos formados por representantes de Empresas Associadas – importante fórum de colaboração do mercado da acústica e da cadeia da construção civil. Não deixem de conferir.

Com grande colaboração do Comitê Acústica nas Edificações, através do GT Norma de Desempenho, foi publicada no último dia 14 de setembro pelo ABNT/CB-002 Construção Civil, a aguardada emenda 2021 referente à parte acústica da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho Parte 1-3-4-5-6. O trabalho de revisão das normas técnicas contou com a coordenação e relatoria de Marcos Holtz, nosso Vice Presidente de Atividades Técnicas, e tem um impacto na maneira que construímos nossas habitações.  As emendas estão disponíveis para download gratuito para quem adquiriu a norma eletrônica ou impressa, no ABNT Catálogo.

Foi um sucesso o comparecimento online e presencial de cerca de 70% das Empresas Associadas que participaram do processo eleitoral e exerceram o seu direito de voto para eleger a nova Diretoria Executiva e Conselho de Administrativo, para a gestão do Biênio 2022-2023, que tomará posse em Janeiro/2022. Parabenizo todos pelo esforço e integração!

E um último recado.  Estamos reativando o GT INAD para iniciarmos os planejamentos das atividades a serem desenvolvidas para o 27º INAD Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído, que será realizado em 27 de abril de 2022. Todas as ideias e sugestões são bem vindas.

Boa leitura! 
Luciano Nakad Marcolino, presidente da ProAcústica