Palavra do Presidente: Ago-Set/2022

Dou início às minhas palavras comunicando que hoje somos 87 empresas associadas! Com isso a ProAcústica dá as boas-vindas a todas que se afiliaram ao longo deste ano: ABPP Associação Brasileira de Proteção Passiva; AVD Anti-Vibrations Dynamics; Bosco Itália do Brasil; DB Cover; Formtap; MK Acústica e Silentium Engenharia Acústica.

Gostaria de enaltecer o excelente trabalho desenvolvido pela equipe que preparou e apresentou a proposta formal para o Congress Selection Committee – CSC do I-INCE, durante o InterNoise 2022 que aconteceu no final de agosto em Glasgow, Escócia. Ela consiste na segunda etapa da candidatura da cidade de São Paulo e do Brasil como país anfitrião a sediar o InterNoise das Américas, no ano de 2025 preparada pela ProAcústica como Sociedade Membro do I-INCE. Independentemente do resultado final, que será anunciado em setembro, pelo I-INCE, estamos todos na torcida. Parabéns aos que estiveram presentes na reunião do CSC e nesta edição do Congresso.

Com o encerramento da primeira etapa da 5ª Edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica (InterLab), comemoro os resultados. No total, foram 30 laboratórios inscritos, 20% a mais em relação a edição anterior. As empresas associadas lideram com 70% das inscrições e as não associadas representam 30%.  Neste ano, a ProAcústica compromete-se a manter os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17043:2017 ao longo do programa de intercomparação o que possibilitará, no futuro, entrar com pedido de acreditação para o InterLab.

Também compartilho o sucesso da participação da ProAcústica como apoiadora institucional e de divulgação dos eventos da FIA 2020/22 – 12º Congresso Iberoamericano de Acústica, realizada em agosto último, em Florianópolis. Com a presença de um público especializado, a ProAcústica lançou durante o coquetel de abertura as versões digitais, em espanhol e inglês, de três manuais: o Acústica Básica, Acústica de Auditórios e Acústica em Escolas.

Um último recado aos nossos associados. Na importância de permanecermos conectados, a ProAcústica dá continuidade, no próximo dia 20 de setembro, ao encontro Sempre Conectados. Essa ferramenta que veio para ficar, promove uma aproximação de forma virtual para garantir a participação de todos os representantes das Empresas Associadas em nível nacional. Não deixe de participar.

Boa leitura!

Luciano Nakad Marcolino
Presidente Executivo