Palavra do Presidente: Jun-Jul/2021

Relevância

Boas práticas, transparência, articulação com entidades civis e públicas, promoção e apoio a eventos e o engajamento das Empresas Associadas fizeram da ProAcústica uma referência nacional e internacional. Assim, comemoramos 10 anos de consolidação no mercado brasileiro, com muito orgulho!

Ativa, a ProAcústica tornou-se representante da cadeia produtiva contribuindo significativamente na evolução da qualidade acústica nas edificações brasileiras. Como entidade institucional, desde 2011, tem voz ativa na elaboração e revisão da  Norma de Desempenho NBR 15575 – que trata dedesempenho em edificações habitacionais e um dos motivos de sua criação -, com a colaboração direta e participação efetiva junto às comissões de estudos da ABNT. Hoje, obrigatórias no mercado da construção.

Em prol da sociedade e no âmbito político teve atuação decisiva no sancionamento da Lei 16.499, de 20 de julho (DOC de 21/07/2016), que determina à Prefeitura de São Pauloo desenvolvimento e implantação do Mapa de Ruído Urbano da cidade. O projeto de lei compromete as próximas gestões da cidade a estipularem cronogramas, metas e prazos para realização de amplo estudo sobre o ambiente acústico da cidade. Além disso, tornou-se inspiração para outras cidades brasileiras.

Como ação de esclarecimento sobre os males da poluição sonora para a saúde pública, a ProAcústica fez história ao incluir uma data internacional comemorativa como nova, no calendário da cidade de São Paulo e em algumas outras cidades brasileiras, o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – INAD. Desde 2012, entre outras atividades, é realizado um “Minuto de Silêncio” às 14h15 a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana, sempre na última quarta-feira do mês de Abril. Com esse movimento e as intervenções urbanas atraiu a atenção da mídia, da população e das autoridades públicas para o problema, a fim de criar medidas mais eficazes e punições mais severas no combate e na redução da poluição sonora nos centros urbanos.

Na difusão do conhecimento técnico, a ProAcústica introduziu a série de Manuais para conforto acústico em escalas arquitetônica e urbana lançados anualmente. Ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes.

Com tantas conquistas construímos uma entidade que atingiu grande notoriedade internacional. Em agosto, de 1 a 5, por ocasião do Inter-Noise – International Congress and Exhibition on Noise Control Engineering, graças à articulação e o empenho da ProAcústica e das Empresas Associadas, será realizado o 1º Simpósio Latino-Americano (01/08) dedicado a debater as questões acústicas da região, trazendo  dois grandes temas – gestão de ruído ambiental e conforto acústico em edificações. E mais, a ProAcústica apresentou ao I-INCE International Institute of Noise Control Engineering uma proposta informal de nomeação do Brasil para sediar o Inter-Noise 2025.

Essas são algumas de nossas histórias que impactaram nitidamente em mudanças a favor da sociedade. Os depoimentos de algumas entidades parceiras que nos parabenizaram nessa edição comprovam nosso dinamismo. Boa leitura!

Luciano Nakad Marcolino, presidente da ProAcústica