Palavra do Presidente: Out-Nov/2021

Chegou um dos momentos mais aguardados, a retomada de nossos encontros presenciais.

Ao longo destes quase dois anos, período de pandemia, estivemos Sempre Conectados de forma digital. Mas com a retomada das atividades presenciais optamos por encerrar as atividades de 2021, dessa maneira, com o tradicional encontro com as Empresas Associadas e convidados. O que não excluirá a continuidade dos encontros online. Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento está marcado para o dia 14 de dezembro. O momento é de confraternização, apresentação das ações desenvolvidas, planos para 2022-2023 e lançamento da quarta edição atualizada do Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho, que já contém as mudanças da última atualização publicada de forma consolidada em 29/09/21 e que entra em vigor, em 13 de março de 2022.

Foi um ano de muito trabalho e dedicação. Parabenizo toda Diretoria pelo empenho, dedicação e destaco a área técnica que produziu conteúdo indispensável para a cadeia produtiva da construção, em todos os aspectos. Com esse alinhamento de objetivos e a integração dos Comitês de Acústica Ambiental, nas Edificações e de Salas, um dos resultados foi o início da série de workshops online dirigidos aos profissionais com atuação nas áreas de acústica, arquitetura e engenharia. Os temas abordam Ruído e Vibração em instalações prediais (29/10); Acústica em escolas (10/11); Acústica em salas especiais (08/12); Espaços de saúde; e Estúdios de gravação de diferentes portes. A audiência online vem correspondendo às expectativas dos organizadores, que prometem mais para 2022. Os conteúdos dos workshops ficam disponibilizados na playlist do Canal ProAcústica, no Youtube. Vale conferir quem não pôde assistir em tempo real.

Seguindo uma das missões que norteia os objetivos da ProAcústica – o foco na participação do debate das questões relativas à qualidade acústica fomentando questões ambientais e de habitabilidade -, o Comitê Acústica Ambiental vem participando ativamente do processo de Revisão Intermediária do Plano Diretor da cidade de São Paulo. Para tanto, apresentou três propostas referentes à acústica que foram para consulta pública (leia mais na matéria sobre o tema nessa edição). Estamos na torcida.

Não posso deixar de agradecer nossas Empresas Associadas que continuam nos apoiando e dou boas-vindas àquelas que se juntaram a nós neste ano. E aos novos integrantes do Conselho e Diretoria que, a partir de janeiro, assumem a gestão eleita para o biênio 2022-2023, desejo muito trabalho e empenho para os próximos anos.

Sucesso e união para todos em 2022!

Luciano Nakad Marcolino
Presidente Executivo