IV Workshop de Acústica Arquitetônica em Salvador

Mais de 400 profissionais do setor se reuniram para debater assuntos como conforto acústico, soluções sustentáveis, acústica no ambiente urbano, impactos da poluição sonora na saúde, além dos parâmetros da nova norma de desempenho NBR 15.575.

Salvador, na Bahia, foi a sede do IV Workshop de Acústica Arquitetônica, no mês de maio. Mais de 400 profissionais do setor se reuniram no auditório do Sheraton Hotel, em Salvador, para debater assuntos como conforto acústico, soluções sustentáveis, acústica no ambiente urbano, impactos da poluição sonora na saúde, além dos parâmetros da nova norma de desempenho NBR 15.575.

A arquiteta Débora Barretto, da Audium, responsável pela direção técnica do evento, destaca a importância da reunião periódica de profissionais para o crescimento do mercado de acústica nacional. “O nosso grande objetivo é contribuir para a propagação de conhecimento sobre a acústica, considerando que isso implica diretamente na qualidade de vida das pessoas”.

O encontro reuniu os maiores especialistas em conforto acústico do país, entre eles, o engenheiro Davi Akkerman, presidente da ProAcústica; o empresário Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som; e o arquiteto Marcos Holtz, sócio-diretor Harmonia Acústica e a presidente da Sobrac, professora Dinara Paixão, que anunciou a criação da regional Nordeste da entidade.

“O Workshop de Acústica Arquitetônica superou as expectativas e surpreendeu pela qualidade das apresentações, qualidade do público e dos expositores, somadas à tradicional hospitalidade e simpatia baiana. O evento foi um espetáculo! A Proacústica orgulha-se de ter apoiado esta iniciativa da Audium e propõe que ocorra com frequência”, ressalta Davi Akkerman, presidente da Proacústica, que proferiu palestra sobre as especificações da Norma de Desempenho sob o ponto de vista da acústica.

Um dos destaques do IV WAA foi a exposição de materiais acústicos. As principais empresas do mercado nacional estiveram presentes, com representantes esclarecendo dúvidas sobre os produtos, apresentando os novos materiais, explicando funcionalidades e desmistificando a ideia de que acústica não combina com estética.

O evento foi finalizado com a realização de uma mesa redonda temática sobre a interface entre os projetos arquitetônico e acústico, com a participação dos arquitetos Marcos Holtz, André Sá, Ana Paula Magalhães, Luiz Humberto Carvalho e Marcia Meccia.

Dinara Paixão, presidente da Sobrac, ressaltou a importância da realização do workshop. “Um evento dessa natureza traz a informação aos profissionais que projetam e executam as edificações, mostrando a importância do projeto acústico dos ambientes. Ao mesmo tempo, traz oportunidade de contato entre empresas e potenciais clientes, possibilitando uma aproximação para o conhecimento, na prática, de produtos e serviços”.