5ª edição do InterLab 2022 tem crescimento de 20% nas inscrições

Com o encerramento da primeira etapa da 5ª Edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica a associação comemora os resultados pela demanda dos laboratórios participantes em comprovar que suas medições vão obter resultados confiáveis. No total, foram 30 laboratórios inscritos, 20% a mais em relação a edição anterior. As empresas associadas lideram com 70% das inscrições e as não associadas representam 30%. Do estado de São Paulo participam 13 laboratórios, oito dos estados representados por BA, DF, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e mais 15 de outras localidades.

Nessa primeira etapa do programa InterLab, os ensaios acontecem nos dias 31/08 a 18/11/22. Compreendem a Etapa II:

  • Apresentação dos Resultados pelo laboratório: até 15 dias após a realização dos ensaios
  • Tratamento dos Dados e Relatório dos Resultados: em até 30 dias do recebimento dos resultados dos ensaios realizados pelo último laboratório
  • Envio dos Relatórios Finais e Certificado de Participação: início de janeiro/23
  • Workshop 5ª Edição do Programa InterLab ProAcústica: início de janeiro/23
  • 2ª Edição do Programa QualiLab ProAcústica 2022 (validade 2023-2024): início de janeiro/23

Nesta edição, o número de ensaios foi ampliado de 8 para 10, incluindo as Normas ABNT NBR 10151:2019 e ABNT NBR 10152:2017 que se referem, respectivamente, à Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral e Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações. Além disso, todas as normas referentes ao escopo do ensaio interlaboratorial apresentam versão brasileira.

O InterLab é uma iniciativa da ProAcústica e busca a qualificação técnica e garantia de resultados seguros das medições por meio de um cuidadoso processo de controle e gestão da qualidade. “Segue um rigoroso padrão de qualidade segundo normas vigentes. Além disso, neste ano, a ProAcústica compromete-se a manter os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17043:2017 ao longo do programa de intercomparação o que possibilitará, no futuro, entrar com pedido de acreditação para o InterLab”, pontua Marcolino.

QualiLab

A 2ª edição do Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo será lançada logo após a finalização da 5ª edição do InterLab. O Selo QualiLab é emitido ao laboratório que aplicar ao QualiLab após avaliação dos Relatórios Finais das Medições de Campo de um InterLab. Os resultados qualificarão o laboratório para cada ensaio de medição de campo realizada com excelência.