A morte de Leo Beranek marca uma era que estabeleceu as bases teóricas e práticas da física acústica

Leo Beranek, que esteve no Brasil e mantinha vínculos com a comunidade de acústicos locais, escreveu uma extensa obra que será referência ainda por longos anos. “Muitos estudaram com o livro dele e trabalharam com referências de medição que ele aprimorou na década de 40”, lembrou Stelamaris Rolla Bertoli, eleita presidente da Sobrac para o biênio 2017-2018. O mestre e figura ícone da acústica mundial inventou a câmara anecoica.

Leo Beranek

Em 1948, o dicionário inglês incorporou uma palavra nova: anechoic ou anecoica se referindo às câmaras acústicas desprovidas de eco. A câmara à prova de som fora desenvolvida pelo mestre e figura ícone da acústica mundial, o americano Leo Beranek, que morreu no último dia 11 de outubro. Na época da Segunda Guerra, o governo dos Estados Unidos criou vários fundos de pesquisa para resolver problemas militares. Em novembro de 1940, estabeleceu o Laboratório de Eletro-Acústica e Beranek, num trabalho conjunto com a Owens Corning Fiberglass, ajudou a inventar um material acústico leve para reduzir os níveis de ruído nos cockpits de aviões de combate. O exército americano vinha planejando há algum tempo criar um exército fictício para enganar as forças inimigas e, de novo, Beranek entrou em ação. O “equipamento” deveria produzir barulho, muito barulho, por meio de imensas caixas de som. Acontece que os alto-falantes deveriam ficar confinados para passar por testes antes de “entrar em combate” e a forma proposta por Beranek foram as câmaras anecoicas. Anos mais tarde, ele trabalharia para a NASA e para a Boeing no aprimoramento de abafadores de ruídos de jatos supersônicos e do Boeing 707.

Leo Beranek, que esteve no Brasil e mantinha vínculos com a comunidade de acústicos locais, escreveu uma extensa obra que será referência ainda por longos anos. “Muitos estudaram com o livro dele, e trabalharam com referências de medição que ele aprimorou na década de 40”, lembra Stelamaris Rolla Bertoli, eleita presidente da Sobrac para o biênio 2017-2018. Beranek ficou conhecido do grande público como um dos mais respeitados engenheiros acústicos de salas de concerto e de óperas. Um dos projetos mais famosos de Leo Beranek é o Centro de Música Tanglewood, em Lenox, Massachusetts. A obra, rica em informações, chegou a incluir o case da sala São Paulo (projeto da ARTEC International) e, como presidente ou membro honorário de várias entidades de acústica, Beranek foi compreendido como um homem renascentista, professor, cientista, empreendedor, executivo de emissora de TV, filantropista, autor e pioneiro da internet.

Fotos de Leo Beranek