ABNT encerra Consulta Nacional do quarto Projeto da Norma NBR 10152 Acústica

O projeto com 21 páginas começou a ser elaborado em 2013 para substituir a antiga versão de 1987. A ABNT irá analisar as considerações e proposições encaminhadas no período de consulta e deliberar sobre a aprovação e publicação da norma ainda em 2015.

O novo projeto de revisão da NBR 10152- “Acústica – Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações”, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) encerrou a fase de Consulta Nacional no dia 14 de agosto, para substituir a norma vigente que data de1987.

O quarto projeto com 21 páginas começou a ser elaborado em 2013 e irá substituir a antiga versão da norma, composta de quatro páginas. O trabalho contemplou as proposições apresentadas durante a consulta nacional do terceiro projeto. O novo texto considera as normas NBR 16313:2014 “Acústica – Terminologia e IEC 61672:2013 (Partes 1, 2 e 3) ”e as demais versões das normas de instrumentação eletroacústica.

O novo projeto apresentou uma tabela de critérios, descrições detalhadas de metodologias de medição e valores de referência para ambientes internos e edificações, de acordo com a finalidade de uso. Foram excluídos ambientes que caíram em desuso, como salas de mecanografia, e incorporados os novos, como salas de concerto, cinema e teatros.

“A revisão do texto foi motivada pela necessidade de harmonizar os procedimentos técnicos para a realização de medições dos níveis de pressão sonora, determinação do nível sonoro representativo de um ambiente interno de edificações, e a avaliação destes ambientes internos, a partir da comparação dos resultados obtidos com os valores de referência especificados pela tabela anterior”, esclarece o coordenador da Comissão de Estudos da norma, Krisdany Cavalcante. Agora a ABNT irá analisar as considerações e proposições encaminhadas no período de consulta e deliberar sobre a aprovação e publicação da norma ainda em 2015.