ABNT NBR 10152 sai em nova versão atualizada e aperfeiçoada

Após longo processo de estudos, debates, revisão e consultas públicas nacionais, que teve início na década de 90, a norma ABNT NBR 10152 Acústica – Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações foi publicada na versão 2017, no dia 24 de novembro, atualizada e aperfeiçoada.

Entre as novidades, a versão traz, na Tabela 3, novos valores de referência para ambientes internos de uma edificação de acordo com o uso e apresenta valores de referência em RLAeq, RLASmax e RLNC para 48 ambientes, distribuídos em 10 diferentes categorias.

O processo de discussão e análise dos temas revistos teve a contribuição e participação da presidência, diretoria técnica e representantes de empresas associadas à ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica). “A ProAcústica parabeniza todos os profissionais, instituições e seus representantes envolvidos neste longo processo de revisão e publicação desta importante Norma para o setor”, comemora Davi Akkerman, vice presidente de atividades técnicas da associação.

Para Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Desempenho Acústico de Edificações (ABNT/CB-02/CE-02:135.01), entre as principais evoluções dos requisitos da norma estão as questões de instrumentação e calibração cujas normas passaram por duas importantes atualizações entre 1987 e 2017. “Isso aumenta a segurança na aplicação da norma, tanto para medição quanto para situações de projeto”.

Quanto aos profissionais que já atuam com instrumentação de qualidade, calibradas periodicamente, Cavalcante ressalta que a ABNT NBR 10152 será apenas a confirmação de condições e requisitos para a execução de um bom trabalho. Para novos profissionais, que tenham ou venham a iniciar os trabalhos em acústica, esta 2ª edição apresenta notas explicativas ao longo dos capítulos, além dos anexos informativos.

Com relação às interações com a norma de desempenho NBR 15575, a norma Acústica – Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações vai além da aplicação em edifícios residenciais abrangendo empreendimentos comerciais, aeroportos, hospitais e outras edificações.  

Os valores de referência em RLAeq, apresentados na Tabela 3 da NBR 10152, para residências, possuem correlação com os valores de diferença padronizada de nível ponderada especificados pela ABNT NBR 15575 (Partes 4 e 5), mas essa correlação é verdadeira apenas quando os níveis em LAeq, externos à edificação, forem iguais ou inferiores aos previstos na NBR 10151 (em Consulta Nacional até 08/01/18)

“Quando o LAeq externo à edificação residencial for superior aos critérios da ABNT NBR 10151, os valores de referência apresentados na Tabela 3 da ABNT NBR 10152 podem não ser atendidos, mesmo que o desempenho acústico de isolamento da fachada da edificação esteja em conformidade com o estabelecido pela ABNT NBR 15575 (Partes 4 e 5)”, explica o especialista.

Percurso de revisão da norma

Esta segunda edição da norma teve o projeto aprovado pela Comissão de Estudos em 24 de outubro de 2014 e foi submetida à Consulta Nacional no período de 14 de julho a 14 de agosto de 2015. “Foram necessárias 5 reuniões para análise e deliberação sobre as contribuições recebidas na quarta CN (Consulta Nacional). A quinta e última reunião foi realizada no dia 07 de junho de 2016, quando foi obtido o consenso necessário e aprovado o projeto para publicação da 2ª edição”, conta.

O período entre junho de 2016 e julho de 2017 foi necessário para a preparação da documentação, consolidação e análise das atas de reuniões, folhas de tabulação, registros de manifestações, editoração e revisão. Segundo Cavalcante, ”só nesta última etapa de editoração e revisão, foram geradas 6 versões. Quando finalmente revisado e aprovado o texto, a Norma foi publicada”.

Norma ABNT NBR 10152:2017 Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações

Esta é a 2ª edição da Norma, em substituição à 1ª Edição de 1987. A Norma estabelece procedimento para execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações; procedimento para determinação do nível de pressão sonora representativo de um ambiente interno a uma edificação; procedimento e valores de referência para avaliação sonora de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso; valores de referência de níveis de pressão sonora para estudos e projetos acústicos de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso.

Acesse aqui o Catálogo ABNT onde a norma já está disponível para aquisição