Brasil encabeça 1º Simpósio Latino-Americano no Inter-Noise 2021

O Inter-Noise, International Congress and Exhibition on Noise Control Engineering organizado pelo I-INCE, International Institute of Noise Control Engineering, chega a uma de suas mais importantes edições, a de número 50. A ser realizado de 1 a 5 de agosto de forma remota, com sede em Washington, DC, nos Estados Unidos, é o mais importante evento para a comunidade de profissionais e estudiosos da acústica em âmbito global. 

Esse ano o Inter-Noise trará aos países da América do Sul o 1º Simpósio Latino-Americano (01/08) dedicado a debater as questões acústicas da região e dividido em dois grandes temas – gestão de ruído ambiental e conforto acústico em edificações. O simpósio é encabeçado pelo Brasil, numa articulação e empenho de Davi Akkerman, co-presidente do congresso, vice-presidente do I-INCE para Região Pan-Americana e representante da ProAcústica, co-realizadora com INCE-EUA desta edição especial.

“Uma oportunidade para muitos especialistas se voltarem para as questões da acústica na América Latina. O objetivo do simpósio é fomentar a participação dos atores da região para gerar mais representatividade e protagonismo. Além de levar o debate sobre as virtudes e dificuldades da acústica em países em desenvolvimento para um contexto global”, ressalta Carolina Monteiro, representante no Brasil da YAN Young Acousticians Network parte da European Acoustics Association e membro do Comitê Consultivo Internacional do InterNoise 2021. O 1º Simpósio Latino Americano terá destaque entre os demais, já que abre o congresso e dará início às atividades de conteúdo na após a cerimônia de abertura, na primeira metade do dia.

Até junho o Brasil estava entre os oito países com maior número de inscritos no Inter-Noise, 33 pessoas e o segundo em representatividade nas Américas somente atrás do EUA. Quanto ao programa para jovens profissionais e estudantes – o LAYP Latin American Young Professional – estão concorrendo a bolsas no valor de $750 USD/cada, seis brasileiros, um chileno e um peruano. O país abrirá as sessões de palestras no simpósio apresentando um panorama geral sobre os temas na América do Sul e será precedido por representantes da Argentina, Uruguai e Chile. Logo após o simpósio ocorrerá uma sessão virtual de networking para os participantes interagirem e trocarem ideias.

A trajetória da regulamentação do Mapa do Ruído Urbano da Cidade de São Paulo, previsto na Lei nº 16.499, de 20 de julho de 2016 e o desenvolvimento dos requisitos de acústica da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 serão o “abre alas” da representatividade brasileira, conduzida pela ProAcústica. Nesse contexto, o Chile se destaca com o desenvolvimento do Mapa de Ruído de Santiago e de políticas públicas de combate à poluição sonora, entre outras iniciativas dos países.

O planejamento de cidades mais tranquilas em países em desenvolvimento e o conforto em edificações, desenvolvimento de normas técnica, regulamentação do desempenho acústico, fiscalização e consciência do usuário estarão no centro das discussões. Cidades grandes, inchadas, heterogenias e complexas são os desafios para o planejamento sustentável e saudável dos países do Cone Sul.