Como avaliar a propagação do som e normas indicadas

Proporcionar uma absorção acústica e conforto adequados em se tratando de privacidade em escritórios panorâmicos é um desafio aos projetistas, principalmente para melhorar a inteligibilidade da fala e reduzir os níveis de ruído. Causas mais comuns nesses tipos de espaços.

Para avaliar a privacidade em open plan há indicações de algumas normas como a ISO 3382-3:2022, que acabou de entrar em vigor, e que usa um critério chamado raio de distração, rD, e outro denominado distância de conforto, o rC. Quanto menor o raio de distração e a distância de conforto, melhor.

Para uma classificação dos forros suspensos, de acordo com sua capacidade de contribuir para o conforto acústico entre as estações de trabalho, está a Classe de Articulação (AC). Este método fornece medições das características reflexivas do som de forros usados junto com telas. Quanto maior o valor da AC de um forro, mais eficiente será para reduzir a propagação do som. Valores AC de 170 ou mais são recomendados para reduzir a distração da fala.

Para caracterizar a propagação do som, existe um parâmetro que descreve até que ponto o som diminui quando a distância é duplicada. Este parâmetro é a taxa de decaimento espacial do nível de pressão sonora ponderado A da fala por duplicação da distância e é designado D2,S. Ele é medido em dB e determina a inclinação da curva de propagação do som.

Outro parâmetro é o nível de pressão sonora ponderado da fala a 4 metros Lp,A,S,4m, também medido em dB, que mostra a altura do nível de fala a 4 metros de distância da fonte de som. Os valores alvo para boas condições acústicas em um escritório aberto são, de acordo com a ISO 3382-3, D2,S ≥ 7 dB, Lp,A,S,4 m ≤ 48 dB.

Distância de conforto Rc

Além dos parâmetros fornecidos na ISO 3382-3, a distância de conforto (rc) pode ser calculada. A distância de conforto corresponde à distância em que o nível de pressão sonora cai para um nível aceitável predefinido (Lc). Recomenda-se observar quando o nível diminuiu 10 dB em relação a um nível de fala normal em um escritório aberto a 1 metro de distância do locutor. Conhecendo os parâmetros D2, S e Lp, A, S, 4 m, a distância de conforto é dada por:  rc = 4×10 0.3 (Lp, A,S, 4m – Lc) / D2,S

Se o nível de conforto de fala Lc for escolhido como 48 dB(A), ou seja, 10 dB abaixo de um nível de fala normal em um escritório aberto que é 58 dB(A) a 1 metro, então, a distância de conforto é igual a 4 metros. Uma diminuição de 10 dB no nível de pressão do som corresponde aproximadamente a uma redução pela metade da intensidade do som percebida subjetivamente. 

Atributo percebidoDescritor objetivoDesignaçãoUnidadeExplicaçãoNorma
Decaimento espacialTaxa de decaimento espacial da pressão sonora por duplicação da distância. Taxa de decaimento espacial do SPL ponderado A da fala, D2,SD2,SdBMede o quanto o som da fala diminui com a distância da fonte sonora.ISO 14.257 33.823
Decaimento espacial Nível de pressão sonora da fala a 4 m de distânciaSPL ponderado A da fala a 4 metros, Lp,A,S,4mLp,A,S,4mdBMedida da contribuição da sala para o som da fala a 4 metros de distância da fonte de som.ISO 14257 33823
Decaimento espacialClasse de ArticulaçãoACIndexClassificação de forros de acordo com sua capacidade de contribuir para a privacidade em escritórios abertos.ASTM E 1110 (2001)

Nota: Trechos de textos e pesquisa: Ecophon Saint Gobain