Confraternização da ProAcústica celebra ano de conquistas e projeta expansão do mercado acústico
O encontro de fim de ano da ProAcústica reuniu 110 associadas e convidados, em um clima de celebração e perspectivas promissoras. Mais do que um momento social, a confraternização serviu como palco para uma ampla retrospectiva da gestão, destacando os avanços conquistados nos últimos dois anos e delineando planos ambiciosos para o próximo ciclo.

Na abertura, o presidente Marcos Holtz saudou as associadas e reforçou a solidez da gestão, marcada pela reeleição da diretoria executiva e pela incorporação de novos reforços estratégicos. Ele destacou o amadurecimento institucional conquistado, afirmando que foi um ano de muitas mudanças e ajustes, mas com saldo extremamente positivo. Agradeceu diretores e conselheiros e ressaltou a construção de uma associação mais robusta em sua estrutura e procedimentos.



O evento contou ainda com a presença de membros de diretorias anteriores da ProAcústica, entre eles, Davi Akkerman, Luciano Nakad Marcolino e Omair Zorzi. Além de representantes de entidades parceiras, como Luiz Antônio Martins Filho, presidente executivo da Associação Brasileira da Construção Leve e Sustentável (ABCLS); de Filipe Gattera, presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) e Fernando Rosa, gerente geral da entidade; e Marcelo Sando, coordenador da Frente Cidadã pela Despoluição Sonora.
No âmbito da comunicação, a ProAcústica apresentou um crescimento notável em 2025. Entre os destaques, a ênfase do trabalho nas redes sociais gerou um aumento de 381 novos seguidores no LinkedIn, o que representou crescimento de 87% em relação a 2024. Já no Instagram, a associação angariou 551 novos seguidores, o que representou 8% a mais do que no ano passado. A renovação da identidade visual e a agilidade na cobertura de eventos, com um novo site em desenvolvimento, também foram importantes e refletem a modernização da comunicação da entidade.
Os avanços técnicos foram outro destaque da confraternização. Holtz celebrou a conclusão e tradução para o português de normas internacionais de desempenho acústico, um projeto de quase 11 anos que democratiza o acesso ao conhecimento técnico no país. Os Grupos de Trabalho apresentaram progressos significativos em áreas como acústica ambiental, classificação acústica de fachadas, desempenho acústico de recintos fechados e controle de ruído e vibrações. Entre os projetos em andamento estão normas pioneiras para paisagem sonora, a finalização da classificação acústica de fachadas e a criação de uma norma abrangente para recintos fechados, considerada vital para a expansão do mercado.
Os programas interlaboratoriais e proficiência de ensaios de campo para laboratórios (InterLab) e de qualificação para laboratórios (QualiLab) foram evidenciados na apresentação pelo amadurecimento dos processos e crescimento da adesão de participantes ao longo dos anos, além da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na edição 2024 do InterLab, alinhado à norma ABNT ISO IEC 17043.


Realizações e nova diretoria
A realização do 54º Inter-Noise 2025 São Paulo no Brasil foi celebrada como um marco histórico. O congresso internacional reuniu 700 visitantes de 30 países e projetou a acústica nacional no cenário global. Para Holtz, o evento combinou solidez técnica com momentos de integração, como visitas à Sala São Paulo e um show acústico que reuniu associadas e participantes internacionais. A associação também marcou presença em eventos como a Feicon 2025, o Inad – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído e o ProAcústica On The Road, série de cafés da manhã, realizados em Curitiba e Brasília
Além de apoiar iniciativas como a Caminhada Silenciosa pela Despoluição Sonora, o Encontro Brasileiro pela Despoluição Sonora e fóruns Paulistas de Acústica, da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).
Durante a confraternização, foi anunciada a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Administrativo para o biênio 2026-2027, reafirmando a continuidade e a renovação da liderança da entidade. São eles:
Diretoria Executiva
Presidente Executivo | Marcos César de Barros Holtz (Harmonia Acústica S/S)
Vice-Presidente Administrativo Financeiro | Alberto Safra (Aubicon Indústria e Comércio Ltda.)
Vice-Presidente de Atividades Técnicas | José Augusto Nepomuceno Neto (Nepomuceno e Trindade Arquitetos Associados S/S)
Vice-Presidente de Comunicação e Marketing | Paula Marcilli Petroni (Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda. – Filial Ecophon)
Vice-Presidente de Relações com o Mercado | Cândida de Almeida Maciel (Síntese Arquitetura e Construção Ltda.)
Vice-Presidente de Recursos Associativos | Juan de Frias Pierrard (Bracústica Consultoria Ltda.)
Conselho Administrativo
Presidente Executivo | Edison Claro de Moraes (Atenua Som Indústria e Comércio Ltda.)
Vice-Presidente | Luiz Henrique Corrêa Ferreira (Inovatech Engenharia Ltda.)
Conselheiro 1 (efetivo) | Rafael Schmitt (Scala Acústica Ltda.)
Conselheiro 2 (efetivo) | José Carlos Giner (Environmental Solutions Consultoria S/S Ltda.)
Conselheiro 3 (efetivo) | Olavo José Freire da Fonseca Filho (Sonar Engenharia Ltda.)
Conselheiro 4 (suplente) | Constantino Bueno Frollini (Cerâmica City Ltda.)
Conselheiro 5 (suplente) | Paula Epíscopo Omizzolo (Knauf do Brasil Ltda.)
Conselheiro 6 (suplente) | Marcos Barbeiro Barral (Oterprem Premoldados de Concreto Ltda.)

Compromissos cumpridos
A saúde financeira da associação também foi destacada. O vice-presidente administrativo financeiro, Alberto Safra, apresentou um balanço auditado que comprova a gestão responsável e transparente. A atualização da tabela de contribuições associativas, baseada em pesquisa de faturamento das empresas, garantirá novos investimentos em serviços e atividades. Safra ressaltou ainda a estratégia financeira adotada para o Inter-Noise, que manteve uma reserva de caixa e permitiu investir no evento sem comprometer a estabilidade da associação, com previsão de fechamento de 2025 em posição sólida.
O encerramento foi marcado por agradecimentos a voluntários, associadas e parceiros que contribuíram para um ano de sucesso. A diretoria reafirmou o compromisso com uma associação transparente e aberta ao diálogo, convidando todos a seguir unidos na missão de fazer o mercado da acústica crescer e promover, cada vez mais, para “uma vida melhor sem barulho”. A confraternização não apenas encerrou um ciclo de conquistas, mas também lançou as bases para novos desafios e oportunidades para a comunidade acústica brasileira.

