Congresso da FIA 2023 celebra 25 anos e ProAcústica destaca ações e a integração de profissionais da acústica

O fortalecimento dos laços de cooperação da comunidade acústica de países da América Latina, Portugal e Espanha, seja na área de negócios ou no intercâmbio técnico-intelectual, tem sido uma marca ao longo dos anos. Esse importante processo vem sendo trabalhado por profissionais do setor que, em boa parte, se fez presente na semana de celebração do 25º aniversário do 1º Congresso FIA Federação Iberoamericana, em 1998. As atividades com o Ciclo de Conferências ocorreram durante a semana de 24 a 28 de abril e coincidiram com a realização do INAD 2023 – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (26/04).

O evento, que reuniu em torno de 300 profissionais, aconteceu em formato digital e foi marcado pela participação de palestrantes das diversas Sociedades de Acústica e público dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Espanha, Peru, Portugal e Uruguai. Além de compartilhar das atividades das organizações regionais ibero-americanas foram debatidos temas que trataram, entre outros, de ruídos de parques eólicos; desempenho acústicos em edificações; e protocolos para análises de fenômenos aeroacústicos em estruturas.

Representando a ProAcústica, no Ciclo de Conferências, a arquiteta e urbanista, Carolina Monteiro, vice-presidente das Américas do I-Ince – International Institute of Noise Control Engeneering, secretária da Comissão de Estudo de Acústica Arquitetônica, do ABNT CB 196 Comitê Brasileira, apresentou as atividades e ações produzidas ao longo dos anos. De início, parabenizou a FIA pelo aniversário de criação do congresso e reforçou que o evento desse ano foi muito importante pelo fato de juntar tantos profissionais da acústica “em um momento onde o Brasil se programa para receber, em 2025, o Congresso e Exposição Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (InterNoise)”, explicou Monteiro.

O InterNoise é um dos mais importantes eventos do mundo na área de acústica realizado, anualmente, nas principais cidades do mundo pelas organizações de acústica locais, em nome do Instituto International Institute of Noise Control Engineering (I-INCE). “A força dessa federação (FIA) será muito importante para fazermos um evento bastante icônico aqui na América Latina”, ressaltou Monteiro. Ela que é também vice-presidente das Américas do I-INCE.

Para a presidente da FIA e da Asociación de Acústicos Argentinos – AdAA, Nilda Vechiatti, a interação entre acústicos ibero-americanos é sempre enriquecedora, principalmente para os profissionais que atuam nos países latino-americanos, pois, segundo ela, eles compartilham dos mesmos problemas quanto à falta de legislação e idiossincrasias semelhantes.

“A pandemia nos deixou algo positivo em poder adotar a modalidade virtual para realizar reuniões e congressos. No entanto, o encontro presencial é ainda mais produtivo, como foi o caso do Congresso da FIA, em Florianópolis, no ano passado. Esperamos aproveitar o InterNoise 2025 que será realizado no Brasil e incentivamos a participação de todos da Federação Ibero-Americana de Acústica no evento. Esse será, sem dúvida, um sucesso”.

Na oportunidade, Octávio Inácio, membro da SPA Sociedade Portuguesa da Acústica, destacou a importância da realização do InterNoise 2025, no Brasil. “É um reconhecimento da importância e evolução que a Acústica e Vibrações teve neste país. O InterNoise 2025 tem tudo para ser um evento de grande impacto em nível internacional”, destacou ele.

Inácio pontuou o papel da ProAcústica nesse processo. “De fato, das associações de que tenho conhecimento, desde 2010, em encontros com diversos profissionais e empresas brasileiras, quando visitava o Brasil a trabalho, a ProAcústica é hoje uma das melhores referências, seja pelo dinamismo, comunicação e promoção da Acústica aos diversos públicos.  Desde sua criação acompanho as publicações e atividades da ProAcústica e o crescimento exponencial da divulgação da Acústica com o nascimento de novas empresas e de novos profissionais”.

O profissional português ressaltou ainda que tanto os países europeus como os sul-americanos (tanto no âmbito da FIA como fora dela) têm muito a aprender com uma maior interação. “Obviamente, Portugal e Espanha estão numa posição privilegiada para que isso aconteça pois temos laços muito fortes com os países da América do Sul. Por isso, acho que a FIA poderia promover mais reuniões de trabalho entre os vários países, para que todos possamos usufruir da experiência diferenciada de cada um. É fato que na Europa há um maior histórico de investigação científica e ensino na área da Acústica, mas o progresso que vi no Brasil (dou este exemplo pois é o caso que conheço melhor) foi exemplar e é digno de referência”, finaliza.

O objetivo do Congresso Anual da FIA é integrar os representantes das Sociedades Membros, divulgar temas de interesse geral e compartilhar as atividades das diversas organizações regionais ibero-americanas. A ideia é estimular o desenvolvimento e a participação cada vez maior de atores da cadeia produtiva, comunidade científica e órgãos governamentais desses países.