Curso na POLI USP de Acústica das Edificações e Ambiental faz sucesso em 2015

O curso apresentou tecnologias e soluções dirigidas para aplicações reais e concretas, contemplando o estado da arte de Acústica em termos de metodologias, equipamentos, materiais e soluções.

O Curso de atualização de Acústica das Edificações e Ambiental,  promovido pela ProAcústica e Poli-Integra da Escola Politécnica da USP, no segundo semestre de 2015, foi considerado um sucesso. Apresentou tecnologias e soluções dirigidas para aplicações reais e concretas, contemplando o estado da Acústica em termos de metodologias, equipamentos, materiais e soluções. Ministrado por especialistas no tema e por professores doutores de renomadas universidades como a própria USP e o IST de Portugal, o curso teve como público-alvo profissionais graduados em Arquitetura, Engenharia ou Tecnologia, atuantes em projetos, obras ou contratantes de projetos e obras no setor da Construção.

Ministrado entre junho e setembro de 2015 teve a participação de 26 alunos. A duração foi de 90 horas presenciais. O interesse dos alunos foi muito grande, demonstrado por uma taxa de presenças superior a 95%. “A taxa de sucesso do curso foi de 81%. O perfil dos alunos se distribuiu por arquitetos e engenheiros interessados nos diferentes aspectos da Acústica ambiental e das edificações. Estes temas foram tratados exaustivamente com apresentação dos fundamentos teóricos de base, com discussão de aplicações praticas e de casos de estudo de situações reais. Houve ainda aulas praticas de medições sonoras, de ensaios acústicos de elementos de edificações e de modelagem sonora”, explica o professor oriundo do Instituto Superior Técnico de Lisboa, José Luiz Bento Coelho coordenador técnico-científico e docente do curso, que contou também com os professores brasileiros complementares Eng. Orestes Gonçalves da POLI USP e Arq. Marcos Holtz, mestre pela FAU USP.

Esta foi a segunda edição do curso, que teve outra em 2012 e cobriu as áreas principais do trabalho do arquiteto e do engenheiro de projeto de Acústica, integrando conceitos e soluções praticas para construção de edificações com qualidade acústica e de acordo com a Norma de Desempenho, as funções de projeto e com as características acústicas do local. Foram discutidas as boas práticas de acústica seguidas na Europa e nos Estados Unidos para soluções sustentáveis de qualidade sonora.

O professor Bento Coelho diz que se sentiu gratificado com “o grande esforço feito pelos alunos para acompanhar as matérias, que implicavam em novos conhecimentos e novas técnicas, mesmo porque eram profissionais e tiveram de conciliar trabalho e estudos”.