Depoimentos de quem contribuiu com a história da ProAcústica e a trajetória do Inter-Noise

Em 2005, o Brasil sediou pela primeira vez o Inter-Noise, maior conferência internacional sobre engenharia de controle de ruído. Nesses 17 anos a acústica brasileira se desenvolveu e ganhou protagonismo, tanto é que como reconhecimento vamos sediar em, São Paulo, em 2025, novamente esse grande evento. O que será um marco tanto para a ProAcústica, que se consolidou como entidade representativa e referência internacional na acústica brasileira, como para aqueles que contribuíram com sua existência e criação.

Diante desse fato fomos ouvir nossos sócios honorários – que tanto representaram para os primórdios da acústica brasileira -, com depoimentos sobre esse fato e a trajetória da associação.

Schaia Akkerman

“Nos últimos 17 anos a Acústica no Brasil evoluiu muito com atividades da ProAcústica, não só editando publicações técnicas como também crescendo em número de empresas associadas, atuando no mercado da Acústica Ambiental em todos os seus serviços. A ProAcústica projetou as atividades em nível internacional a ponto de ser o Brasil escolhido para em 2025 sediar novamente o evento do Inter-Noise. Temos muito a caminhar com as atividades da ProAcústica no Brasil.”

Schaia Akkerman estudou engenharia mecânica eletricista, em 1952 e, engenharia civil, em 1955, na Politécnica da USP. Em 1977, em sociedade com arquitetos, inicia com empresa própria, a Acústica Engenharia, hoje conhecida por Akkerman Alcoragi Acústica Ideal. Sua trajetória com projetos junto à indústria, arquitetura e engenharia é imensa. Participou da elaboração de inúmeras normas junto à ABNT, à prefeitura de São Paulo, à Cetesb e ao Conselho Nacional do Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente. É coordenador da Divisão de Acústica do Instituto de Engenharia, membro do Ince, ASA, IIAV, colaborador da normalização ABNT, conselheiro da ProAcústica.

Moyses Zindeluk

Devo lembrar que a realização do primeiro Inter-Noise foi perseguida por 20 anos e realizada pela Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), desde a sua fundação, da qual participamos. Essa sociedade, com um perfil mais acadêmico, ainda é representativa dessa comunidade. A ProAcústica, com um perfil mais próximo à prática profissional e à indústria, teve um papel de liderança crescente que demonstra a expansão efetiva da atividade da acústica no país. Nesta configuração, é natural que um congresso com um enfoque temático e pragmático como o Inter-Noise seja novamente realizado no Brasil e pela ProAcústica. Quanto à trajetória da associação, muito já foi e vem sendo realizado pela ProAcústica, mas as curvas do caminho revelam novas perspectivas e importantes iniciativas”.

Moyses Zindeluk é engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Paraná (1970), com mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), professor titular de acústica e vibrações, COPPE/UFRJ, e aposentado em 2007. Consultor em controle de ruído e vibrações; qualidade acústica de ambientes; monitoração e diagnóstico de máquinas e estruturas. Membro fundador da ABCM e da Sobrac.

Peter Joseph Barry

“Sem dúvida sediar o Inter-Noise 2025 é um marco de reconhecimento da associação, culminando anos de desenvolvimento da área de acústica no país.

Em nível pessoal, estive no Inter-Noise 1978, em São Francisco, e fiquei impressionado pelos trabalhos, alguns dos quais chegaram a basear futuras normas. Não imaginei a possibilidade de sediar o evento no Brasil como ocorreu em 2005 e que deverá ocorrer em 2025. Gostaria de citar outros importantes marcos no desenvolvimento de acústica no Brasil.

Nos anos de 1970 o IPT embarcou na estruturação de laboratórios de desempenho em edificações para apoiar a melhoria de habitação no país. Em 1984 foi fundada a Sobrac – o que criou um centro para intercâmbio de ideias e pesquisas. Também, em 1984, foi inaugurado o Laboratório de Acústica do Inmetro, o que consolidou a ciência de metrologia acústica.

Trazer o Inter-Noise 2005 para o Brasil foi uma mudança de paradigma. Ficou patente que era necessária uma entidade para empresas produtoras e consultores para complementar a vocação acadêmica da Sobrac. Assim foi iniciado o processo que culminou na fundação da ProAcústica.

Outro marco muito importante foi a publicação da norma ABNT NBR 15575:2013 (Desempenho em Edificações Habitacionais) que teve na sua elaboração, o peso e a participação de representantes das empresas associadas da ProAcústica. Considero que essa norma foi um avanço enorme na conscientização da população e da indústria em questões de conforto no ambiente construído. É uma norma que puxou avanços na área. A participação na revisão 2021 da norma, bem como da revisão 2019 da norma ABNT NBR 10151 teve a participação maciça da ProAcústica.”

Peter Joseph Barry, nos anos de 1960 formou-se e fez pós-graduação em física na Nova Zelândia. Em 1973, integrou-se ao recém-inaugurado laboratório de acústica do IPT, em São Paulo, onde realizou diversos estudos nas áreas de acústica de edificação, eletroacústica e acústica ambiental

Samir Nagi Yousri Gerges, na “voz” de seu filho Rafael Gerges

“Meu pai ajudou muito a fomentar a acústica em todas áreas, ambiental, ocupacional, aeronáutica, indústria automotiva, entre outras. Ele sempre representou muito bem o Brasil, pois colocou o país no mapa dentro da sociedade acústica. Como bom estrategista, articulador e desbravador que é, começou a criar uma rede de contatos com universidades, órgãos de pesquisa, governamentais e empresas brasileiras para desenvolver pesquisas nas áreas de ruído e vibrações juntamente com seus alunos de mestrado e doutorado. Em 1984, juntamente com um grupo de professores e alunos de diversas universidades do país, criaram a Sobrac. E, concomitantemente, foi construindo a sua participação em vários órgãos internacionais da área. Como membro do comitê organizacional do Inter-Noise trouxe ao Brasil em 2005 o primeiro da América Latina, sediado no Rio de Janeiro. Eu tinha 19 anos, recém-formado, e tive a experiência de participar do evento. Lembro que foi um sucesso, com a presença de profissionais internacionais e nacionais. Já aposentado, meu pai deixa um grande e importante legado, através de várias gerações de alunos, bem como uma contribuição na área através de suas inúmeras participações em eventos e publicações. Sei que ele ficará feliz com a notícia do Inter-Noise 2025, que ele sempre investiu muito”.

Samir N. Y. Gerges é engenheiro Mecânico, D.Sc. pelo ISRV – Instituto de Som e Vibrações | Inglaterra (1974). Professor titular desde 1980 em vibrações e acústica na UFSC. Membro fundador da Sobrac e da FIA – Federação Ibero-Americana de Acústica e do grupo ISO das normas de protetores auditivos. Consultor para órgão públicos e privados em acústica e vibrações em geral e controle de ruído para aviões e indústria automobilística. Aposentado, publicou mais de cem artigos em revistas científicas e participou de mais de 400 congressos no campo de ruído e vibração. Suas pesquisas são numerosas e variadas, contemplando medidas de proteção auditiva em instalações industriais e veículos.

Mario Cardoso Pimentel (em memória) em depoimento do ex-sócio e amigo Edvaldo Ribeiro, diretor da Vibranihil

“O Mário foi um entusiasta da acústica brasileira e não media esforços para aglutinar as pessoas com as mesmas ideias. E não foi diferente com a ProAcústica. Quando encontrou as pessoas com esta visão comercial do mercado de acústica, se empenhou para colaborar na formação da associação.

Com a criação da ProAcústica, na minha opinião, ocorreu uma grande evolução da acústica no Brasil, os conceitos básicos sendo difundidos, melhoria contínua de produtos, mas esperamos um considerável avanço na prestação de serviço, desde a medição, projetos até a instalação. Temos muito a caminhar”.

Mario Cardoso Pimentel foi presidente da Sobrac de 1990 a 1991 e um dos fundadores da ProAcústica e sócio da empresa Junseal.