Encontro da ProAcústica comemora resultados positivos e encerra 2021 com perspectivas promissoras

Um público de cerca de 80 pessoas celebrou o encerramento das atividades de fim de ano da ProAcústica, no último dia 14 de dezembro, no espaço de eventos Praça São Lourenço, em São Paulo. Representantes das Empresas Associadas e colaboradores marcaram presença no encontro tão aguardado, após dois anos de resguardo em função da pandemia.

Uma retrospectiva dos resultados obtidos do ano de 2021 foi apresentada pela diretoria – composta pelo presidente, vice-presidentes, conselheiros, diretores e coordenadores dos Comitês Técnicos. Na ocasião, também, foi comemorado o lançamento da nova edição do Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho NBR 15575:2021, importante ferramenta de apoio para profissionais que atuam em diferentes campos da acústica em edificações. A publicação traz a atualização de acústica da norma ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho partes 1-3-4-5-6 e consolida em um único manual as edições anteriores de 2017: Norma de Desempenho e Classe de Ruído.

O encontro conduzido pelo presidente Luciano Marcolino, que apresentou o Planejamento Estratégico para o biênio 2022-23, destacou entre as propostas mais relevantes para a perpetuação da associação, retenção e atração de novas associadas, a realização de evento nacional com espaço para apresentação de produtos; de encontros regionais de negócios; investimento na sinergia com outras entidades setoriais; a importância do apoio na viabilização dos manuais técnicos; entre outros assuntos. Marcolino fez questão de enfatizar sobre o momento histórico ocorrido no último dia 8 de dezembro, quando foi protocolada carta conjunta com a Sobrac – Sociedade Brasileira de Acústica propondo a criação do Comitê Brasileiro de Acústica na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Segundo Marcolino, “podemos considerar que esse ato representa um marco para o setor da acústica no Brasil. Com a implementação desse Comitê poderemos desenvolver, criar e traduzir normas específicas para o nosso mercado. Um avanço para acústica no país”. A proposta será analisada e deliberada pelos Conselhos Técnico e Deliberativo da ABNT em um trâmite que leva de 3 a 4 meses.

Marcos Holtz, vice-presidente de Atividades Técnicas; Juan Frias, coordenador do Comitê Acústica Ambiental; e José Augusto Nepomuceno, coordenador do Comitê Acústica de Salas traçaram um panorama das atividades técnicas da entidade. Entre as novidades estão a consolidação da ProAcústica como provedora de ensaios interlaboratoriais com o InterLab (Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica) e que, a partir de 2022, terá um espaço construído dedicado para os ensaios com capacidade de atrair participantes nacionais e internacionais. O InterLab da ProAcústica também está em processo de acreditação pela CGCRE do Inmetro para execução de interlaboratoriais de acordo com a NBR ISO 17043, sendo previsto um prazo de 12 meses para finalização do processo.

Outra ação que ganhou ampla participação de público durante o ano foi a promoção da série de workshops online dirigidos a profissionais, em geral, com atuação na área de acústica, arquitetura e engenharia. Com temas pouco explorados, até mesmo no universo da acústica, o objetivo foi abrir a oportunidade de mentoria onde os apresentadores trouxeram a sua visão sobre o assunto, abrindo a discussão com profissionais, pesquisadores, alunos e outros participantes interessados em questões práticas abordadas por quem tem a acústica como ofício. A programação inicial contemplou os temas ruído e vibração em instalações prediais; acústica em escolas; e acústica em salas especiais. Para 2022, estão previstos temas como espaços de saúde, estúdios de gravação de diferentes portes, entre outros, e a proposta de realização de workshops mensais.

Como referência nacional, a ProAcústica diagnosticou um avanço promissor para os próximos dois anos com a difusão de conteúdo e boas práticas na cadeia produtiva de acústica e encerrou a confraternização com a cerimônia de posse da nova diretoria executiva, para o biênio 2022-2023, dando as boas-vindas ao novo quadro diretivo da entidade, composto por:

Diretoria Executiva | Biênio 2022-2023

 Presidente Executivo | Luciano Marcolino / Sonex Saint Gobain
Vice-Presidente Administrativo Financeiro | Alberto Safra / Aubicon
Vice-Presidente de Atividades Técnicas | Marcos Holtz / Harmonia
Vice-Presidente de Comunicação MKT | Carlos H. Mattar / Placo Saint Gobain
Vice-Presidente de Relações com o Mercado | Edison Claro / Atenua Som
Vice-Presidente de Recursos Associativos | Rafael Schmitt / Scala

Conselho Administrativo Diretoria Executiva | Biênio 2022-2023

Presidente | Omair Roberto Zorzi / Knauf
Vice-Presidente | José Carlos Giner / Giner
Conselheiro 1 (efetivo) | Lineu Passeri Júnior / Passeri Arquitetos
Conselheiro 2 (efetivo) | Cândida de Almeida Maciel / Síntese Arquitetura
Conselheiro 3 (efetivo) | Eduardo Volkart da Rosa / Ecofiber
Conselheiro 4 (suplente) | Olavo José Freire da Fonseca Filho / Sonar Engenharia
Conselheiro 5 (suplente) | Denison F. Oliveira / HBK
Conselheiro 6 (suplente) | Marcos Barbeiro Barral / Oterprem