Ensaios Interlaboratoriais 2014

A ProAcústica promoveu os ensaios interlaboratoriais, InterLab 2014 com a participação de sete laboratórios de acústica que já dispõem dos resultados bem como dos certificados de participação.

Como faz regularmente, a ProAcústica promoveu os ensaios interlaboratoriais, InterLab 2014. Participaram sete laboratórios de acústica, dos quais seis associados: Acústica Engenharia, Bracústica Consultoria, Harmonia Acústica, Modal Acústica e Engenharia, Scala DB Acústica, Síntese Arquitetura e Construção, além do Tecomat Tecnologia da Construção e Materiais, não associado.

Foram realizados cinco ensaios pelo Método de Engenharia: Medição isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos ISO140-4; Medição isolamento acústico a ruído de impactos entre recintos ISO140-7; Medição isolamento acústico a ruído aéreo de fachadas ISO140-5; Medição ruído de instalações prediais ISO16032; Medição de tempo de reverberação ISO3382-2. E, quatro ensaios pelo Método de Controle: Medição isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos conforme NORMA ISO 10052:2004; Medição isolamento acústico a ruído de Impacto entre recintos conforme NORMA ISO 10052:2004; Medição isolamento acústico a ruído aéreo de fachadas conforme NORMA ISO 10052:2004 e Medição ruído de instalações prediais conforme NORMA ISO 10052:2004.

Entre os principais objetivos dos ensaios estão a avaliação da precisão dos métodos de medição e suas incertezas, (ISO 140-4; ISO10052; ISO 3382-2) e a avaliação de performance de cada laboratório. Esse tipo de ensaio contribui também para identificar erros na cadeia de medição que de outra maneira não seriam perceptíveis e, assim, realizar correções necessárias. O Ensaio Interlaboratorial é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o seu desempenho comparativamente aos dados obtidos pelos demais participantes. Todas as empresas participantes dos ensaios têm acesso aos relatórios finais. Os dados são sempre confidenciais. Cada laboratório recebe um código que permite identificar somente seus próprios resultados.