Evento da ProAcústica apresentará case sobre como a cidade de Fortaleza decretou Tolerância Zero ao Ruído

Em 24 de abril, Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, evento da ProAcústica  irá reunir em São Paulo especialistas e autoridades públicas para discutir a a poluição sonora. Será apresentado o case de Fortaleza (CE), primeira cidade brasileira a ter sua Carta Acústica

No próximo dia 24 de abril, Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) promove evento que irá reunir especialistas e autoridades públicas para discutir propostas e ações a fim de reduzir a poluição sonora, um problema que vem se tornando cada vez maior com o crescimento das cidades. No painel de Acústica Ambiental, será apresentado o case da cidade de Fortaleza “Tolerância zero em Fortaleza: a experiência pioneira da prefeitura da cidade no mapeamento sonoro urbano”, com palestra de Francisco Aurélio Chaves Brito, da Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza, CE.

Primeira cidade brasileira a ter sua Carta Acústica, os cidadãos Fortaleza já podem conhecer quais as áreas mais ou menos afetadas por ruídos e tomar medidas perante o poder público para reduzir a poluição sonora na região metropolitana. A cidade já foi totalmente mapeada e a população poderá em breve ter acesso aos dados por meio do site especialmente criado (http://cartaacusticadefortaleza.com ) que se encontra em preparação. Lá poderão ser vistos os mapas de ruído, curvas de intensidade e registros sobre áreas consideradas críticas, como as próximas ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, de indústrias e áreas com estabelecimentos de entretenimento.

No ano de 2000, as reclamações da população de Fortaleza em relação à poluição sonora chegaram a uma situação insustentável, forçando os órgãos públicos responsáveis a se unir para iniciar um combate mais efetivo. “Neste período, começou a funcionar na Secretaria do Meio Ambiente a ECPS (Equipe de Controle da Poluição Sonora) e verificamos que os problemas relativos eram extremamente complexos, ultrapassando os relativos a clubes e igrejas, que eram os campeões de denúncias. Passamos a verificar que o trânsito, o aeroporto na região central da cidade, indústrias e outros fatores, também contribuíam para o problema e que seria necessário um estudo mais profundo”, declara Brito.

A Carta Acústica de Fortaleza foi apresentada no final do ano passado, durante o I Congresso Nacional Multidisciplinar de Ruído Ambiental Urbano e Ruído Aéreo, que aconteceu na Universidade de Fortaleza (Unifor). Os dados originados a partir de ruídos de trânsito, indústrias, setor aeronáutico e recreativo, estão sendo consolidados para serem postados no site. A cada mês, curvas de intensidade de ruídos e mapas serão devidamente atualizados. Brito, gestor ambiental e especialista em acústica, coordenou e executou, até 2010, a implantação do projeto através da Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza, ao lado do professor José Luis Bento Coelho, especialista em Acústica do Instituto Superior Técnico de Lisboa. 

O evento da ProAcústica contará ainda com Painel de Acústica de Edificações, que  irá debater o impacto da Norma de Desempenho na acústica das edificações habitacionais, com a participação do engenheiro Carlos Borges, relator da Norma de Desempenho na ABNT e vice-presidente de tecnologia do Secovi-SP; do engenheiro Davi Akkerman, presidente da ProAcústica; e do engenheiro Fúlvio Vitorino, Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, que irá falar sobre os requisitos de Acústica e as experiências de ensaios de laboratório e campo.