Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa

Para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico, a associação sugeriu levar em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho.

A entidade promotora de construções sustentáveis Green Building Council (GBC) está desenvolvendo, em estágio avançado, a certificação Casa, com critérios de racionalização de recursos para edificações residenciais. O comitê de Qualidade Ambiental do GBC solicitou a colaboração da ProAcústica para definir os pré-requisitos do crédito de conforto acústico. Na avaliação da associação, em princípio, a proposta levaria em conta o atendimento aos requisitos mínimos da norma de desempenho 15575, para não desclassificar o empreendimento. Seriam dados créditos de 2 pontos para atendimento ao nível intermediário e 3 pontos para atendimento ao nível superior de desempenho acústico, de um total de 110 pontos.

O referencial GBC Brasil Casa pretende abordar e avaliar diferentes questões de eficiência e sustentabilidade em projetos residenciais. O referencial Casa foi desenvolvido pelo comitê técnico do GBC Brasil formado por profissionais de empresas associadas, professores universitários e gestores públicos convidados. O referencial fornece as ferramentas e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e edifícios residenciais para que incorporem alto desempenho econômico, social e ambiental.

Entre os objetivos do referencial técnico do GBC – construir casas com melhor desempenho energético, consumos eficientes, maior conforto térmico e ambientes internos saudáveis – estava faltando o conforto acústico, agora contemplado com a contribuição da ProAcústica. Os propósitos das certificadoras de elevar o padrão técnico do mercado residencial, tanto de profissionais, quanto para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, incentivando a pesquisa, fazem parte das diretrizes estratégicas que norteiam as ações atuais e futuras da ProAcústica.

Green Building Council convida a ProAcústica para desenvolver a certificação Casa