INAD SP 2019 tem lançamento do Mapa de Ruído Urbano Centro SP e #voltadosilencio no Minhocão

Como ação de esclarecimento sobre os males da poluição sonora para a saúde pública, a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – organiza no  Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – Inad SP 2019, uma Bicicletada e Caminhada noturna – #voltadosilencio – no Minhocão, no dia 24 de abril, a partir das 20h.

Ao longo do dia, uma Estação de Medição Sonora, estará instalada na Praça Roosevelt com projeção em tempo real em uma TV. À noite, após a bicicletada e caminhada, haverá o Manifesto do Silêncio com um minuto de silêncio, comemorado mundialmente.

Mapa de Ruído Centro SP

Dando continuidade ao Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP, lançado em 2018, a ProAcústica apresenta esse ano o Mapa de São Paulo para a área de Operação Urbana Centro, seguindo as diretrizes da Lei nº 16.499, que prevê que o mapeamento deve ser iniciado prioritariamente pelas Operações Urbanas de São Paulo. O Mapa de Ruído Centro SP foi elaborado dentro da área Operação Urbana Centro e abrange o centro velho, novo e regiões históricas da cidade de São Paulo – numa área de mais de 6 Km2.

O Mapa de Ruído Centro SP, a ser lançado no dia 24 de abril no site –  www.mapaderuidosp.org.br – , foi elaborado pelo Grupo de Trabalho GT Mapa de Ruído, do Comitê Acústica Ambiental, sob coordenação de Juan Frías, que vem seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Projeto Piloto SP lançado em 2018 para as melhores práticas do mapeamento acústico da cidade de São Paulo.

Para a calibração do mapa abrangeu-se 62 pontos de medição, entre eles, uma parte da área do minhocão (entre a praça Roosevelt e o Largo do Arouche) envolvendo 10 empresas participantes do Comitê Acútica Ambiental: 01db Acoem, Acoustic Control, Acústica & Sônica, Akkerman Alcoragi Acústica Ideal, Atenua Som, Bracústica, Ecoa Consultoria Acústica, Giner Sound Vibration, Grom Acústica e Vibração e Harmonia Acústica.

O centro, que possui muitas avenidas, elevados, cruzamentos, túneis, passarelas, é um cenário acusticamente complexo para modelagem do mapa. No Mapa de Ruído Centro SP, como fontes sonoras foram consideradas, além do tráfego rodoviário, os metrôs, terminais de ônibus e áreas de circulação de pedestres.

As ações visam também incentivar a adoção de políticas públicas para enfrentar e combater as diversas formas de poluição sonora, por meio de medidas mitigatórias e compensatórias para as emissões de ruído nas esferas pública e privada.

Na cidade de São Paulo, através do poder legislativo, entidades setoriais (entre elas Secovi SP, Sinduscon SP e ProAcústica) e organizações da sociedade civil, preocupadas, não só em reconhecer o problema mas em buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora, atuaram de forma intensa e, em esforço conjunto, realizaram em 2016, 2015 e 2014, as três edições da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, por ocasião do Inad, Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído.

O resultado dessa mobilização foi a promulgação da Lei 16.499 Mapa de Ruído Urbano, de 21/07/2016, que instituiu a obrigatoriedade de implantação do Mapa de Ruídos no Município de São Paulo.

Em fevereiro de 2017, a Prefeitura de São Paulo foi designada responsável pela regulamentação da Lei e, com o apoio da ProAcústica, constituiu um Grupo Gestor com representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Secretaria Municipal da Saúde (SS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (SMPR), São Paulo Urbanismo (SP Urbanismo), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Hoje, a atual Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) é a parceira da ProAcústica no Mapa de Ruído Centro SP.

Inad

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day (INAD), foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, com diversas atividades e entre elas, 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

Poluição Sonora

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o segundo maior agente poluidor ambiental, depois da poluição do ar. A poluição sonora é fator prejudicial à saúde pública.

Programação

Data | 24/04/19 – 4ª feira
Realização | ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica
Lançamento Mapa de Ruído Urbano Centro SP | www.mapaderuidosp.org.br
Estação de Medição Sonora | das 10h30 às 15h00 na Praça Roosevelt
Bicicletada e caminhada #voltadosilencio | no Minhocão das 20h00 as 21h30
Manifesto do Silêncio | das 21h29 às 21h30 – 60 segundos de silêncio
Endereço | Via Elevado Pres. João Goulart – São Paulo/SP (Praça Franklin Roosevelt)

A YELLOW, numa parceria com a ProAcústica, participará da #voltadosilencio com 80 bicicletas amarelas gratuitas. Será disponibilizado um QRCode para a liberação do uso das bicicletas amarelas. Basta ter o aplicativo yellow.app baixado no seu celular.

Ponto de Encontro Volta do Silêncio Praça Roosevelt
Em frente ao quiosque 1/2 (Via Roosevelt Café Bar Restaurante – Praça Franklin Roosevelt 76) perto do posto policial fixo – às 20h00 com saída prevista às 20h30 num percurso estimado de 30 minutos e retorno às 21h00 na praça onde acontece o Manifesto do Silêncio das 21h29 às 21h30 – 60 segundos de silêncio – encerrando a programação.

Como chegar Praça Roosevelt | Acesse aqui