Instalação do Comitê Brasileiro de Acústica na ABNT é um marco do setor

Em cerimônia histórica, a ABNT, em parceria com a ProAcústica e a Sobrac oficializaram, a instalação do ABNT CB 196. O novo comitê nasce com o objetivo de elaborar normas técnicas compreendendo a medição de fenômenos acústicos, a sua geração, transmissão e recepção, projetos e todos os aspectos dos seus efeitos sobre o homem e o meio ambiente. Devido à importância do fato, foi anunciada a criação do Dia Nacional da Acústica, a ser comemorado todo 24 de novembro no calendário brasileiro

“É com grande satisfação que anunciamos a criação de um novo Comitê Brasileiro para tratar dos avanços da normalização em Acústica. Temos muito a contribuir com esse mercado que se renova a cada dia”, assim deu início aos pronunciamentos o presidente da ABNT, Mario William Esper. Ele ressaltou a satisfação da entidade em ser uma das protagonistas da criação do comitê ABNT CB-196. “É de extrema importância que comitês como esses se desenvolvam cada vez mais no Brasil, pois quando o país não desenvolve normas nacionais, adota-se regulamentações internacionais, que nem sempre se adequam à nossa realidade. Nosso lema é menos leis e mais normas, pois essas possuem um caráter mais democrático e de consenso da sociedade”, afirmou Esper.

O novo comitê ABNT CB-196 nasce com o objetivo de elaborar normas técnicas compreendendo a medição de fenômenos acústicos, a sua geração, transmissão e recepção, projetos e todos os aspectos dos seus efeitos sobre o homem e o meio ambiente no que concerne à terminologia, diretrizes, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. Ele atuará como espelho do comitê técnico internacional de acústica da ISO, o ISOTC 43.

“É um marco para o setor e representa um avanço para a acústica no Brasil. O comitê ABNT CB-196 dará maior agilidade ao processo de normalização nacional em acústica e na representação brasileira nos organismos internacionais, entre outras deliberações”, declarou o presidente da ProAcústica, Luciano Nakad Marcolino. Em seu discurso ele mostrou os exemplos de conquistas alcançadas pela ProAcústica ao longo dos 11 anos de existência. Ressaltou o protagonismo da associação perante o mercado na participação junto aos órgãos oficiais e sociedade civil.

Com vistas à elaboração e revisão de normas que ampliaram a consciência e a importância da acústica no dia a dia das pessoas, a ProAcústica vem trilhando uma extensa representatividade setorial. Nesse sentido, o presidente Marcolino apresentou os resultados desse trabalho em divulgar e promover à toda sociedade a importância técnica do desempenho da qualidade acústica por meio de dois pilares, geração de conhecimento e o bem-estar da saúde pública.

Marcolino falou sobre o histórico de ações ligadas à produção de conteúdo técnico e apoio na elaboração e revisão de normas técnicas; a criação dos comitês e grupos de trabalho da entidade; e das atividades de divulgação que geraram repercussão na mídia brasileira e internacional. Citou, entre os mais importantes eventos, a realização do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruido (Inad), que deu origem à Lei 16.499 do Mapa de Ruído Urbano de São Paulo e ações que contribuíram para popularizar os conceitos e desafios da acústica. Além disso, o anunciou a vitória conquistada pelo Brasil para sediar, em São Paulo, o Inter-Noise 2025, principal congresso de acústica internacional, após o país vencer a concorrência com o Canadá.

O gestor do comitê ABNT CB-196 será Krisdany Vinicius Cavalcante, presidente da Sobrac, ressaltou os desafios para a normalização da acústica e regulamentação legal de aspectos ambientais e da construção civil. “A criação do Comitê Brasileiro de Acústica é resultado de todo um trabalho que se iniciou na década de 80. É importante deixar registrado para a sociedade que estes marcos fazem parte da ação de pessoas que visualizam a importância da criação de instituições. O comitê traz o setor de acústica para o mesmo nível de articulação técnica e institucional de outros importantes segmentos da economia brasileira”, afirmou Cavalcante.

O presidente da Sobrac delineou em seu discurso os momentos da trajetória de evolução da acústica no Brasil e da elaboração e revisão de normas técnicas nos 10 anos de existência da Comissão de Estudos Especiais do CEE 196 da ABNT. Pontuou as realizações da Sobrac com as publicações técnicas, formação e capacitação de profissionais, colaboração para a realização de eventos e da contribuição histórica da entidade nas discussões sobre temática da acústica no país.

Segundo Cavalcante, nesse período, foram 19 normas publicadas, sendo 15 adoções de normas internacionais e 4 normas brasileiras. Sem contar os desafios em mantê-las atualizadas. O ABNT CB 196 nasce desse histórico de trabalho, com um escopo definido, e já com 8 comissões de estudo. Hoje, também, foram instaladas as Comissões de Estudos – CE 001 – Terminologia, que será coordenada por Ranny Michalsky, da diretoria da Sobrac, e a CE 003 – Acústica Arquitetônica, sob a coordenação do vice-presidente técnico da ProAcústica, Marcos Holtz. Já Tiago Beletti, gerente técnico da ProAcústica, será o secretário do CB-196.

“Esse comitê que vai permear outros setores e muitas interfaces.  A ideia é estimular demandas de normas e identificar e acompanhar as necessidades regionalizadas e gerar certificações e relatórios, comentou Cavalcante. “Precisamos assim ter o domínio do conhecimento sobre a ciência e a tecnologia e continuar desenvolvendo os centros de pesquisas”, explicou. Outro desafio é tornar nossas normas referências para os países latino-americanos, por meio da difusão do nosso conhecimento e experiência.

Entre os representantes da ABNT estavam no evento o Diretor Geral, Ricardo Fragoso; Nelson Al Assal, diretor de normalização da entidade; e José Sebastião Viel, presidente do conselho técnico, que declarou: “a questão do conforto acústico tem se tornado um tema mundial. A acústica é um item importantíssimo que envolve todos os setores da economia. Se não alocarmos para o embate essas questões agora, ficará impossível a qualidade acústica no futuro”.