Inter-Noise 2023 terá representantes da ProAcústica e apresentação de trabalhos de profissionais brasileiros

Sociedade Mais Silenciosa com Diversidade e Inclusão é o tema do próximo. 52º Congresso e Exposição Internacional de Engenharia de Controle de Ruído realizado em Chiba, Grande Tóquio, Japão, de 20 a 23 de agosto de 2023 (Inter-Noise 2023), no Makuhari Messe. O evento, que reúne cientistas, engenheiros e consultores do mundo todo, apresenta um programa técnico que cobrirá todos os aspectos da engenharia de controle de ruído, acústica e vibração, organizando 18 áreas técnicas e mais de 100 sessões estruturadas.

Carolina Monteiro, Vice-Presidente das Américas, na ocasião apresentará online em duas reuniões – do Board e do Future Congresse Technical Planners – um panorama sobre o andamento da organização do Inter-Noise 2025, a ser realizado em São Paulo, Brasil. Representando a ProAcústica, estarão presentes Edison Claro de Moraes, Vice-Presidente de Relações com o Mercado, e José Carlos Giner, Vice-Presidente do Conselho Administrativo.

Entre os trabalhos técnicos a serem apresentados pelo Brasil figuram os seguintes artigos: “Evolução do desempenho acústico em edifícios residenciais: uma análise a partir do banco de dados de ensaios desde a entrada em vigor dos requisitos de acústica na norma brasileira” (dia 21/08, das 15h20 às 14h40);  e “Machine Learning aplicado à análise de isolamento acústico em edificações residenciais – Parte 2: vedações verticais” (dia 21/08, das 18h às 18h20), dos autores: José Carlos Giner, Bárbara Fengler, Raquel Rossatto Rocha, Yann Ardanaz de Sá e Murilo Soares.  Além do resumo: “Explorando arquiteturas de Deep learning para classificação de sons urbanos”, de Carolina Monteiro e Marcel Pozzobon Borin (dia 22/08, das 12 às 12h20)

No programa técnico haverá uma área especial intitulada “Theme-related & Novel Approaches”, que inclui três sessões interdisciplinares: “Inclusive Design of Sound Environment”, “Diversity of Local Noise Issues in the World” e “Noise Control during/ após a Era Pandêmica”. Seis palestrantes ilustres proferirão duas palestras plenárias e quatro palestras principais sobre vários tópicos.

A fim de incentivar todos a participarem, o Inter-Noise 2023 adotará não apenas apresentações presenciais, como também apresentações pré-gravadas. Estão planejados eventos especiais, cerimônias de abertura e encerramento, workshop para jovens profissionais e eventos de redes sociais.