Inter-Noise 2025 transforma São Paulo em capital mundial da acústica com inovação, protagonismo brasileiro e legado científico

Congresso trouxe os maiores pesquisadores internacionais e projetou os brasileiros na comunidade internacional
A cidade de São Paulo foi palco, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2025, da 54ª edição do Inter-Noise – International Congress & Exposition on Noise Control Engineering -, um dos mais importantes congressos internacionais dedicados à engenharia acústica e ao controle de ruído. Realizado pela segunda vez no Brasil, o evento reuniu mais de 670 especialistas, entre eles cerca de 230 estudantes, de mais de 30 países no WTC Events Center, promovendo debates, trocas de conhecimento e experiências sobre soluções acústicas para um mundo mais saudável e sustentável.

Com o tema “Connections for a Better Sounding World”, o congresso reforçou a importância da cooperação internacional e da inovação técnica no enfrentamento da poluição sonora. Organizado pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), membro do International Institute of Noise Control Engineering (I-INCE), o Inter-Noise 2025 projetou o Brasil como referência global na área, consolidando um legado que ficará para a história da pesquisa nacional.


Formato inovador e impacto internacional
Segundo o presidente do Inter-Noise 2025, o engenheiro Davi Akkerman, realizar um congresso desse porte no Brasil foi uma conquista significativa. “Fomos muito inovadores no formato, com a plenária silenciosa que abarcava três audiências simultâneas, lado a lado, sem que uma interferisse acusticamente na outra. Tivemos esse grande congraçamento entre exibição e plenárias, com grandes nomes da acústica proferindo palestras aqui no Brasil. Foi um evento memorável, pois nunca antes um Inter-Noise foi tão impactante e tão inovador como este que realizamos em São Paulo”, celebrou.

O congresso recebeu 671 visitantes, sendo 228 estudantes. Os brasileiros foram o maior público e representaram 56% das inscrições, seguidos por China (5%), Japão (5%), Coreia do Sul (4%) e países como Chile, Estados Unidos, Itália, Alemanha e Turquia (3% cada). O Brasil também liderou em número de apresentações, com 39% dos trabalhos, seguido por China (8%), Japão (7%), Canadá, Coreia do Sul e Estados Unidos (4%), e Alemanha, Hong Kong, Turquia, França e Itália (3% cada).
Conteúdo técnico e diversidade temática
A programação técnica foi distribuída em cinco grandes temas: Ciência da Engenharia de Vibrações e Acústica; Aplicações Industriais e de Transporte; Aplicações em Materiais, Arquitetura e Meio Ambiente; Fatores Humanos; e Abordagens Multidisciplinares.
Ao todo, foram realizadas 431 apresentações, sendo 317 palestras, 78 apresentações pré-gravadas e 36 exibições em pôsteres no salão principal. O Brasil, além de trazer o maior número de visitantes, também foi o país com o maior número de apresentações, totalizando 39% dos trabalhos. Os outros países participaram com: China 8%, Japão 7%, Canadá, Coreia do Sul e Estados Unidos com 4%, Alemanha, Hong Kong, Turquia, França e Itália com 3% cada.


As plenárias ou keynotes lectures, abordaram desde a captação de ruídos e os desafios da separação de áudio até as possibilidades de aplicação de machine learning em ambientes acústicos. Entre os keynote speakers estiveram Alice Cicirello (Universidade de Cambridge), Chiara Scrosati (CNR-ITC), Júlio A. Cordioli (UFSC), Nilesh Madhu (Universidade de Ghent), Bruno Masiero (Unicamp), Noureddine Atalla (Université de Sherbrooke) e Li Cheng (Universidade Politécnica de Hong Kong).
Além dos temas centrais da engenharia acústica, o congresso também apresentou estudos que exploram a relação entre acústica, educação e arquitetura, como o impacto do ruído urbano em escolas e a análise de tipologias voltadas ao ensino de música.
Na temática de áreas urbanas, três pesquisas brasileiras abordaram os desafios da poluição sonora em cidades do Nordeste. Realizados em Arapiraca (AL) e Aracaju (SE), os estudos evidenciam o papel central do tráfego viário como principal fonte de ruído ambiental e reforçam a importância do mapeamento acústico como ferramenta para o planejamento urbano e a promoção da saúde pública.
Outra apresentação trouxe a pesquisa conduzida por alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio do CNPq, que revela os efeitos nocivos do ruído gerado por parques eólicos sobre a Comunidade Quilombola de Macambira, localizada na Serra de Santana, município de Lagoa Nova (RN).
A acústica aeronáutica também foi foco de trabalhos nacionais e internacionais, que mostraram desde impactos populacionais em grandes centros urbanos até tecnologias imersivas de simulação sonora em cabines de aeronaves.
Atividades paralelas e sociais
Um dos momentos mais marcantes foi o Almoço Mulheres no Controle do Ruído, que celebrou a presença feminina na acústica, promovendo conexões, trocas de experiências e reflexões sobre liderança, diversidade e representatividade no setor. O sucesso do evento reforça a importância de espaços dedicados ao protagonismo das mulheres em áreas técnicas e científicas, ampliando vozes e inspirando novas trajetórias.
Outra atividade bastante procurada foi o IN25 Soundwalk, um passeio sonoro guiado pela pesquisadora brasileira Dra. Margret Engel (TU Dresden), realizado nas intermediações do Centro de Eventos WTC. Margret apresentou instrumentos de medição, técnicas de gravação e métodos de análise, utilizando um questionário respondido pelos participantes como base para futura publicação científica.


A última atividade do Inter-Noise 2025 foi uma visita técnica à Sala São Paulo, sala de concertos cujo projeto acústico se tornou um marco nacional e internacional. O consultor acústico do projeto, José Augusto Nepomuceno, guiou os visitantes e compartilhou os desafios e soluções desenvolvidas, como os painéis móveis do forro.
Participação da indústria e apresentação de cases
Representantes da indústria trouxeram especialistas para discutir especificações de materiais e apresentar projetos reais. A arquiteta Paula Omizzolo, gerente técnica e de especificação da Knauf, mostrou aplicações em hospitais, comércios e varejo. A Saint-Gobain trouxe Juan Negreira, referência mundial, que apresentou um case espanhol e participou de uma palestra sobre sustentabilidade e certificação Leed.
A brasileira Trisoft, focada em produtos sustentáveis, participou com palestra do CEO Mauricio Cohab, que destacou a importância da acústica em projetos arquitetônicos. Já o CEO da Crysound, Jason Cao, apresentou câmeras acústicas que despertaram grande interesse entre os participantes.
Legado para a ciência brasileira
O presidente da ProAcústica, Marcos Holtz, celebrou o resultado do Inter-Noise 2025: “Foi uma organização bem complexa, porque tivemos que enquadrar muitos critérios internacionais. Trouxemos inovações como a arena silenciosa, nosso sistema multimídia foi impecável, nosso aplicativo funcionou perfeitamente. Foi um evento com muita qualidade técnica e também com muita alegria, teve realmente o jeitinho do Brasil, no sentido mais positivo que essa palavra possa ter”.


A coordenadora do programa técnico, Carolina Monteiro, também destacou o impacto do evento: “Como não existe uma participação desse tamanho de brasileiros fora do país, pudemos ter feedback dos estrangeiros sobre o quanto a produção brasileira é boa e interessante. Isso é um legado que fica para a nossa comunidade. Também foi a oportunidade para muitos brasileiros participarem pela primeira vez de um congresso internacional”.
Na cerimônia de encerramento, foi anunciada oficialmente a próxima edição do Inter-Noise, que será realizada em Adelaide, Austrália, de 9 a 12 de agosto de 2026, com o tema “From the outback to the ocean”, sob organização da Australian Acoustic Society (AAS) e do I-INCE.

O evento contou com os patrocinadores e expositores:
Diamante: Ecophon Saint-Gobain e Trisoft Revestimentos Funcionais
Platina: Crysound, Deco Trading, Getzner e Knauf
Ouro: Acoem e Ambi
Prata: 3R Brasil, Arkflex, Atenua Som, Aubicon, Diarco, Gerb, Grom Acúsitca e Vibração, IMMI, KR3, Mason IndustriesMTS, Oterprem, Senor, Silentium, Técnica e Zlab
Expositores: Bedrok Audio BV, Everisol, HBK Brasil, Müller BBM Group, Norsonic, NTI Audio, Odeon, Seven Bel, Vibtech e Zxonic Technology